pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/07/2022

Sempre numa frequência diferente.

Yasiin Bey, Children of Zeus, Young M.A., Sister Nancy, Mansur Brown e Rochelle Jordan no Iminente 2022

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/07/2022

Uma avalanche de novidades para a edição deste ano do Iminente chegou esta manhã de quarta-feira em conferência de imprensa, ficando a promessa de um “cartaz que inclui mais de 65 actuações musicais e live acts em palco e fora dele, uma exposição e várias instalações artísticas sitespecific, 4 conversas formais e muitas informais, com intervenientes nacionais e internacionais, criando pontes entre diferentes expressões urbanas com foco na cultura urbana.”

Do que é novo, comecemos pela programação feita pelo festival em colaboração com a Versus: a rapper nova-iorquina Young M.A (22 de Setembro), Smoke DZA (23 de Setembro) e Guilty Simpson & Phat Kat (24 de Setembro) são uma selecção generosa, porém, a grande confirmação é Yasiin Bey, também conhecido como Mos Def e parte da dupla Black Star, que se apresentará no penúltimo dia do evento.

Ainda no campo internacional, a oferta é de respeito: Children of Zeus (25 de Setembro), BbyMutha (22 de Setembro), Sister Nancy (23 de Setembro), Mansur Brown (24 de Setembro), Rochelle Jordan (24 de Setembro), Pete & Bas (24 de Setembro) ou Karol Conká (25 de Setembro) irão passar pela Matinha daqui a dois meses.



Em conversa com Beatriz Freitas, que marcou presença na conferência de hoje em nome do Rimas e Batidas, Vhils falou um pouco sobre o cartaz:

“Foi um processo de procura e pesquisa de várias pessoas que já trabalham muito em Lisboa, desde a Versus ao Shaka [Lion] e o Tristany. Estamos muito contentes com o Mos Def, Pete & Bas — que também foi assim uma descoberta que vai surpreender algumas pessoas; Children of Zeus também são incríveis. Sister Nancy, que é assim um clássico que foi uma influência para muitos produtores e tem uma expressão muito grande. IAM pela referência que são — e pelo impacto que o rap francês teve no rap em Portugal. O Sam The Kid, que vai fazer [concerto] com orquestra e Orelha Negra, ProfJam, Young M.A., que é para mim das liricistas mais fortes que tens neste momento, até projectos upandcoming como Marianne.

E há um palco novo que está aberto às festas da cidade, ou seja, a ideia aqui foi trazer também os grandes organizadores que já fazem festas com alguma presença e público, desde Dengo Club a Batida, que vai fazer curadoria de um dia, e DJ Glue (com Crack Kids). Tentámos criar aqui um espaço para os agentes de Lisboa.”

Com muito para se destacar, ficam uns últimos nomes antes de colocarmos o programa completo de concertos: AZIA, Landim, Real Guns, XEXA, Yaw Tembe & Joana Guerra, Yuri NR5, Carla Prata, DJ Danifox, Ne Jah, YAKUZA, Juana na Rap, Nex Supremo, Puta da Silva, África Negra, Bandua, Cookie Jane ou Nayela.

Os passes de quatro dias (65 euros) estão à venda em quantidade limitada até 14 de Setembro, podendo as unidades disponíveis esgotar antes desta data, passando a custar 75 euros. Os bilhetes diários custam 20 euros até 14 de Setembro e 25 euros a partir de 15 de Setembro. Os bilhetes estão venda no site do festival, na Ticketline e nos locais habituais.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos