pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/07/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/07/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Killer Mike] “RUN” feat. Dave Chappelle & Young Thug

Killer Mike quer proteger a cultura negra a todo o custo e o dever fê-lo regressar aos lançamentos em nome próprio. 10 anos após R.A.P. Music, o homem que é metade dos Run The Jewels apresenta-se em “RUN” na companhia de Dave Chappelle e Young Thug, este último que se encontra preso desde Março deste ano e tem a comunidade hip hop a torcer pelo seu regresso. Adrian Villagomez dirige a batalha campal que acompanha o novo e reivindicativo single do MC veterano de Atlanta, que teve o grande No I.D. na produção do instrumental.


[Rich Brian] “LAGOON”

Rich Brian ficou-se no Brightside das coisas e nem precisou de levantar grandes alaridos para nos entregar o seu primeiro projecto de 2022. O último curta-duração do artista indonésio, actualmente sediado em Los Angeles, chegou logo em Janeiro e recuperou “New Tooth”, canção que tinha dado a conhecer ainda em Novembro do ano anterior. Enquanto o regresso à estrada não acontece (este ano já passou pelo Coachella), o jovem de Jakarta regressa ao canal da 88rising com um novo vídeo para “LAGOON”, uma faixa que contempla duas batidas distintas e mete à prova os talentos de Brian Imanuel num registo assumidamente mais rap.


[NNAMDÏ] “I Don’t Wanna Be Famous”

Os mais atentos à fervilhante cena de Chicago podem já se ter cruzado com Nnamdi Ogbonnaya. O MC, cantor, compositor e multi-instrumentista está no activo há já uma década e conta com vários discos a solo na rua — BRAT, o seu último, é de 2020. Após ter dedicado 2021 à parceria que desenvolveu com lynyn e que resultou no EP Are You Happy, NNAMDÏ aterrou com um novo single na semana passada: “I Don’t Wanna Be Famous” antecipa Please Have A Seat, o álbum que lança a 7 de Outubro.


[Joey Bada$$] “Where I Belong”

Statik Selektah volta a assistir Joey Bada$$ em “Where I Belong”. O tema mostra que o astro da Pro Era está de pedra e cal na cultura hip hop e é mais um avanço rumo a 2000: o projecto que vai dar seguimento à icónica mixtape 1999, que em 2012 funcionou como cartão de visita para um então recém-chegado Joey, esteve na calha para uma edição em Junho mas está agora previsto para nos chegar aos ouvidos no final de Julho.


[CMPDN] “Crazy Town” feat. Elsa

Estrearam-se pela High Focus Records em 2019 com o longa-duração Eagle Court e, na semana passada, voltaram ao mesmo ambiente caótico no sucessor Long Live The Court. Em 18 novas faixas, Wundrop, Vitamin G e Kemastry mostram que a chave para um bom disco de rap alternativo reside nas doses de loucura que lhe conseguem ser aplicadas, tal como se mostram neste “Crazy Town”, o sexto videoclipe da era LLTC e que teve a direcção dos próprios CMPND.


[Fivio Foreign] “What’s My Name” feat. Queen Naija & Coi Leray

Nunca será despropositado relembrar o legado das Destiny’s Child, seja em que ano for. O último a fazê-lo foi Fivio Foreign, uma das figuras de maior destaque na cena drill, com o tema “What’s My Name”, que evoca as almas de Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. A brilhar em carne e osso ao lado do MC de Brooklyn estão Queen Naija e Coi Leray, as mulheres que acompanham Fivio em mais uma peça audiovisual extraída de B.I.B.L.E., álbum que saiu em Abril e que registou contributos por parte de Kanye West, A$AP Rocky ou Quavo.


[Zacari] “Bliss” feat. Isaiah Rashad

Foi uma semana de luxo para os seguidores da Top Dawg Records. Ray Vaughn foi o primeiro a lançar música nova e o videoclipe que conseguiu para “Mannequin” foi muito ao encontro do que Dave Free nos habituou nos tempos áureos da editora — algumas horas depois, REASON ficou-se pelo formato de áudio em “Barely Miss“. Zacari, que já tinha dado a conhecer “Bliss” uma semana antes, trouxe a canção novamente à tona na sexta-feira, ao contracenar com o seu convidado e colega de editora, Isaiah Rashad, na peça visual conduzida por Dylan Corral e Connor Grasso.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos