pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/01/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/01/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[DaBoii] “Bananas”

As bananeiras que Gwen Stefani e os The Neptunes plantaram em 2004 no terceiro single de Love. Angel. Music. Baby. deram frutos em 2022. Além do simplista e certeiro pitch down a um dos maiores êxitos do início deste milénio, DaBoii importa também algum do imaginário visual de “Hollaback Girl” para o seu novo “Bananas”, do slowrider à banda de marcha. Este é o primeiro lançamento do rapper dos SOB X RBE este ano, ele que em 2021 editou os álbuns YWN 2, House Arrest e Still Gangin (com Slimmy B).


[Jam Baxter] “Flickers On The Fourth Floor” feat. DJ Sammy B-Side

Fechou as contas da Blah Records relativamente a 2021 com o videoclipe para “Blood Red Cheese Wire” depois de, em Fevereiro, ter editado Obscure Liqueurs, um longa-duração no qual contou com produção de Sumgii e participações de Jehst, Milkavelli, Lee Scott e Stinkin Slumrock. O novo ano para a editora britânica começou como o último tinha acabado, com Jam Baxter a soltar mais um pedaço das trevas sob a forma de rap neste “Flickers On The Fourth Floor”, que nos chegou às mãos juntamente com o anúncio de Fetch the Poison, um novo projecto que o MC concebeu durante uma estadia no México e totalmente sóbrio pela primeira vez.


[Cordae] Ao Vivo @ Tiny Desk (Home) Concert

Muitos demorariam uma década para crescer o que Cordae cresceu entre o seu álbum de estreia The Lost Boy, de 2019, e From a Birds Eye View, dado a conhecer na passada sexta-feira. E se não o perceberem através das versões de estúdio, vale a pena sintonizar as antenas para a passagem do jovem da Carolina do Norte pela famosa rubrica Tiny Desk (Home) Concert. O à-vontade em palco nota-se pela assertividade e pela segurança com que se exprime ao microfone, seja a rimar, a falar entre temas ou até mesmo a cantar. Cordae está um artista cada vez mais completo e só o céu parece ser o único limite para a sua ascensão.


[Raz Fresco] “S.I.N.” feat. The 6th Letter & BriskInTheHouse (prod. Dibia$e)

Os beats de Dibia$e merecem ser tratados com a maior das dedicações em estúdio, não apenas pela qualidade inquestionável do produtor californiano como pela raridade com que o mesmo se desdobra para colaborar com MCs. Os canadianos da BKR$CLB só podem, por isso, estar mais do que radiantes com a aproximação de um dos pioneiros do movimento Low End Theory a Raz Fresco, que juntos assinaram SECRET WARS ainda antes de 2021 findar.


[Yugen Blakrok] “PEDESTAL”

Tal como os SOB X RBE, o primeiro grande pico de momentum de Yugen Blakrok deu-se em 2018 por intermédio da participação em Black Panther: The Album. Para a MC veterana da África do Sul, o resultado da experiência na compilação curada por Kendrick Lamar, em “Opps”, foi até destacada pela Billboard como detentora do melhor verso de todo o alinhamento. Depois de Anima Mysterium, em 2019, e de ter levado a sua música a inúmeros palcos internacionais, Blakrok regressa às novidades com este “PEDESTAL”, que pode muito bem ser um aviso a indicar que há um novo disco no horizonte da rapper.


[Blu] “People Call Me Blu(e)”

As pessoas chamam Blu a Johnson Barnes III, artista e produtor de Los Angeles que forma com Exile uma das duplas mais importantes das últimas duas décadas para o hip hop feito a partir da Costa Oeste norte-americana. Depois de Miles, Blu voltou a apresentar-se a solo naquele que foi apenas o seu quarto LP em nome próprio, The Color Blu(e), editado em 2021, sete anos após Good To Be Home, aquele que havia sido o seu último a título individual. O videoclipe para “People Call Me Blu(e)” saiu durante a última semana pelo canal da editora Nature Sounds e parte de uma animação realizada por Quelle Chris.


[Da$H & SONNYJIM] “Mind Vexed”

Se Yes Lawd! fosse produto de uma badtrip em estúdio, “Mind Vexed” era um candidato à medida para substituir a “Kutless” se quiséssemos manter a estética do original de Gino Vannelli como base para o tema. Se o trabalho desempenhado por SONNYJIM pouco ou nada acrescenta à fórmula já utilizada por Knxwledge, é Da$H quem nos prende ao primeiro avanço de BETWEEN THE LINES com a crueza que lhe é habitual nos poemas que escreve.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos