pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/11/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/11/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[deem spencer] “Se Réveiller”

Sejamos sinceros: já o merecia há mais tempo. Numa altura em que o A COLORS SHOW nos vai dando cada vez menos espaço para descobrirmos e nos deixarmos deslumbrar por novos artistas, surge em cena deem spencer para nos fazer lembrar de como quando ir à plataforma alemã era o resultado de uma sólida estrutura ao nível do scouting e não uma mero palco digital movido a encaixotar o máximo de música possível. Sem euforias ou quaisquer tipos de adereços cintilantes — apenas com um sincero e disfarçado sorriso nos lábios, parecendo quase que está a dedicar a canção a alguém cuja presença na sala as câmeras não captaram — o nativo de Jamaica, Queens, entrega ao COLORS nada mais nada menos do que uma bonita pintura em aguarela dissolvida pelas suas próprias lágrimas e suor, “Se Réveiller”, que é também a sua primeira canção nova desde que, em Julho deste ano, editou o terceiro longa-duração Deem’s Tape.


[Apollo Brown & Stalley] “No Monsters”

Foi uma das apostas de Rick Ross para a Maybach Music Group mas nunca conseguiu alcançar o mesmo patamar de popularidade dos colegas Wale ou Meek Mill. Os últimos anos parecem indicar que talvez Stalley tivesse apenas entrado na casa errada e que, afinal, a sua escrita consegue ganhar asas noutros contextos estéticos e a operar de forma mais independente. Mais recentemente, Apollo Brown detectou-lhe as qualidades necessárias para o levar consigo numa viagem em disco pelo catálogo da Mello Music Group. Blacklight é o trabalho que a dupla lança já daqui a um par de semanas e tem “Humble Wins” e este “No Monsters” como primeiros avanços.


[James Blake] “Famous Last Words”

Há duas edições, Ouri deixava que lhe operassem à cabeça enquanto tocava “Grip”. No quarto videoclipe da era Friends That Break Your Heart, de James Blake, o britânico adquire a força necessária para escapar à intervenção cirúrgica e dirigir-se em direcção a uma praia, onde pode curar os seus desgostos amistosos e recuperar a paz de espírito.

Ainda antes de coroar 2021 com o lançamento do seu quinto álbum, há precisamente um mês, Blake foi estando ao serviço de JPEGMAFIA, Baby Keem, Slowthai ou Dave nos seus respectivos projectos pessoais.


[Silk Sonic] “Smokin Out The Window”

Nostalgia e luxúria andam de mãos dadas na oferta musical dos Silk Sonic, dupla composta por Anderson .Paak e Bruno Mars e que evoca a essência dos grupos vocais que reinaram durante os anos dourados da soul. Depois de se terem estreado em Março último com “Leave The Door Open“, os dois artistas chegam agora ao quarto single em conjunto, numa altura em que estamos cada vez mais próximos da edição do LP de estreia An Evening with Silk Sonic, que se dá já na próxima sexta-feira.


[Travis Scott] “ESCAPE PLAN”

Não foram precisas muitas horas para percebermos o quão ironicamente mal está a envelhecer o título do mais recente tema de Travis Scott. “ESCAPE PLAN” foi lançado em conjunto com “MAFIA” e serviu para fazer aquecer ainda mais os ânimos para o regresso do seu próprio festival, Astroworld, depois de ter tido a sua edição de 2020 cancelada devido à crise sanitária. Sem qualquer tipo de escapatória ficaram, até ao momento, oito pessoas, que perderam a vida insolitamente esmagadas pela multidão. Um dia especialmente negro para a indústria musical que, independentemente de vir a apontar a alguém como culpado, nos obriga a reflectir na falta de preocupação que ainda demonstramos para com quem está à nossa volta em momentos de maior agitação dentro de recintos culturais.


[645AR] “On My Back” (prod. Kenny Beats & Nils)

É detentor de uma das formas mais peculiares de fazer rap, lançou este ano o curta-duração Most Hated e um par de NFTs e estreou-se agora ao lado de um dos produtores mais requisitados do momento: o “trap de fininho” de 645AR foi eternizado numa batida de Kenny Beats em “On My Back” durante a última madrugada.

Há três dias, o autor da rubrica The Cave curava o seu primeiro grande evento em nome próprio em Los Angeles, DON’T OVER THINK SHIT LIVE, durante o qual trouxe a palco gente como Vince Staples, slowthai, Paris Texas, Dominic Fike ou Ski Mask The Slump God.


[Yaeji & OHHYUK] “29”

Escapou-nos por entre os dedos na edição da semana passada mas não podia voltar a ficar de fora: a cantora e produtora Yaeji uniu esforços com vocalista e compositor da banda de rock HYUKOH e juntos ultrapassaram uma fase de menor fertilidade criativa. Além da ajuda mútua no panorama pessoal, o par concebeu ainda as primeiras duas canções em conjunto, “Year To Year” e “29”, prontamente acolhidas pela XL Recordings, selo que em 2020 tinha dado a conhecer Yaeji a uma nova audiência através de WHAT WE DREW 우리가 그려왔던.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos