Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Isaiah Rashad] “Chad” feat. YGTUT
É um dos temas vistosos de The House Is Burning e agora, na versão em vídeo, é também uma montra para o que de melhor se vai fazendo dentro dos contornos do hip hop na actualidade. “Chad” junta Isaiah Rashad a YGTUT e faz “publicidade” a vários dos nomes que por cá acompanhamos, com cameos de Dominic Fike, Jay Rock, Aminé ou Denzel Curry a surgir por entre o pano visual tecido pela dupla Jack Begert e Mez Heirs. Pimp C estará certamente orgulhoso desta geração.
[Ka] “I Need All That”
Pouco mais de sete mil reproduções sabem a pouco para quem já perdeu tanto. Em “I Need All That”, Ka pede para que devolvam a identidade à cultura que o criou, que à data opera quase exclusivamente acima da camada do entretenimento. O mártir do hip hop continua em busca de uma recompensa digna enquanto ainda conjuga a música com um outro trabalho para conseguir colocar a comida na mesa. No seu último disco, A Martyr’s Reward, prontamente revisto por cá, o rapper de Brownsville serve-nos poemas em forma de nootropics, que nos desbloqueiam certos portais mentais e alteram a forma como percepcionamos o que se passa à nossa volta.
[Baby Keem] the melodic blue (Album Trailer)
É altura de separar as águas e perceber quem está do seu lado pelo seu valor e não pelos genes que transporta no corpo. Os primeiros passos nem lhe estavam a correr nada mal mas um disclosure ao seu lado mais pessoal, que trouxe à tona o facto de ser primo de Kendrick Lamar, endeusou-lhe o nome durante os dois anos em que menos material lançou — e a expressão “poucos mas bons” aplicam-se no seu caso. Esta madrugada anunciou que é já esta sexta-feira, 10 de Setembro, que nos vai dar a conhecer the melodic blue, o álbum de estreia que contará com o selo da pgLang, de K.Dot e Dave Free, numa altura em que, provavelmente, já vazou os dois maiores trunfos que tinha do seu lado, “durag activity” (com Travis Scott) e “family ties” (com quem vocês bem sabem). A partir daqui só os reais se manterão a bordo para desfrutar do resto da viagem. Os pára-quedistas já seguem à procura de um novo pouso.
[Bones] “WhiteBoyRick”
Bones protagoniza um pit stop a meio da corrida em torno do seu último InLovingMemory. Foram anos e anos a disseminar o seu imaginário dentro de uma estética de cariz found footage mas, agora, heis uma janela em alta-definição para os seus bangers fúnebres. Darkwave é o autor da peça visual que pode pode marcar um ponto de viragem para o MC fundador da TeamSESH e, quem sabe, levá-lo a outras paragens.
[Tokischa & Rosalía] “Linda”
Uma é dominicana, recém-chegada e já catapultada por uma colaboração com J Balvin. A outra é espanhola, revolucionou a forma como o flamenco se manifesta no presente século e protagonizou colaborações nos últimos meses com gente tão distinta como Bad Bunny, Billie Eilish ou Oneohtrix Point Never. Falamos de Tokischa e Rosalía, respectivamente, que edificaram uma nova ponte para o castelhano neste “Linda”, tema perfeito para celebrar a amizade de forma mais efusiva em cenário pós-COVID.
[seeyousoon] “FIX YOUR FACE”
Estão a habituar-nos mal neste seu momento pós-VIDÉ. Os seeyousoon são um dos jovens colectivos a a manter debaixo de olho, cheios de jogadas hip hop e rock para aplicar a uma camada mais alternativa dentro daquilo que é a pirâmide do mainstream. “FIX YOUR FACE” foi apresentado juntamente com um videoclipe dirigido por CULT CLASSIC e sucede a “NO DAYLIGHT” na linha de entradas que nos hão-de guiar até ao seu segundo prato principal, HZLIKHELL.
[JPEGMAFIA] “TRUST!”
Lançou o terceiro longa-duração All My Heroes Are Cornballs em 2019, viu a pandemia colocar-lhe um travão face aos quilómetros de estrada que tinha previsto percorrer e nem isso o fez tirar umas férias. Entregou-nos dois pseudo-álbuns em formato de EP! e EP2! e continuou ao leme da rubrica dedicada às parcerias musicais HTBAR, que o levou a trocar e cimentar ideias com Danny Brown, Denzel Curry ou Tommy Genesis. No início da semana passada, “TRUST!” surgiu por entre o fumo formado pelo seu dissipado catálogo em conjunto com um sério aviso: este novo single trata-se do primeiro avanço de um próximo disco que poderá estar na calha para breve, já que o multifacetado artista de Baltimore se prepara para uma grande digressão, dividida entre os continentes norte-americano e europeu. Será desta que habemus (novamente) Peggy?