pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/08/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/08/2021


Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Jorja Smith] “Time”

Ainda não foi desta que tivemos acesso ao sucessor de Lost & Found. À Apple Music, Jorja Smith revelou não se sentir ainda preparada para se debruçar sobre um novo álbum mas não deixou os seus fãs morrerem de sede no entretanto, tendo lançado o EP Be Right Back no passado mês de Maio e aumentado a nossa vontade de a querer levar ao altar (do r&b contemporâneo, claro). Diva em construção, a cantora britânica escolheu “Time” como banda sonora da sua mais recente peça visual para o YouTube.


[Boldy James & The Alchemist] “Turkey Noodle Soup” feat. Lonnie Bands

Foram muitos anos a ver os comboios passarem-lhe ao lado e mal teve uma nova oportunidade agarrou-a com unhas e dentes. A fome de Boldy James é insaciável e por mais projectos que lance a fasquia é tida sempre lá no alto, como voltou a acontecer em Bo Jackson, mais uma reunião com o amigo Alchemist. Mesmo com o disco ainda “fresco”, material é o que não falta para aqueles lados, tendo o rapper de Detroit, um dos rostos da era 2.0 da Griselda Records, protagonizado um assalto aos nossos ouvidos na companhia de Lonnie Bands através deste “Turkey Noodle Soup”.


[Asher Roth] “Snazzy Kat” (prod. CoolCalmMaurice)

Quantos MCs ainda dão a vida por uma sixteen e escrevem os seus versos com o próprio sangue? O sabor do sucesso nem é estranho para Asher Roth mas a maturidade fê-lo manter os pés bem assentes na terra, até porque nem tudo o que nos foi dado no passado deve ser tido como garantia no futuro. Em “Snazzy Kat”, o artista de Morrisville, Pensilvânia, vira necromante num ritual iniciado por CoolCalmMaurice para aquele que é o cartão de visita de GEV3-Piece, um triplo aperitivo para The Greenhouse Effect Vol. 3, que chega às lojas esta sexta-feira, 3 de Setembro, e foi esculpido através da interacção directa com os seus fãs, agora também seus colaboradores, num servidor do Discord.


[Lil Yachty] “TUNDE”

No mesmo dia em viu o seu nome surgir nos créditos daquele que era um dos LPs mais aguardados para este ano, Donda, Miles Parks McCollum aproveitou o balanço da onda, bem maior do que aquelas que avistamos na Nazaré, para levar a sua pequena embarcação o mais longe possível. Quer isto dizer que Lil Yachty “está no Reino Unido” numas merecidas férias após, nos últimos meses, ter lançado Michigan Boy Boat e BIRTHDAY MIX 6. Tema avulso, “TUNDE” não integrou o alinhamento de nenhum desses dois projectos, o que nos deixa na expectativa para mais novidades suas antes do ano terminar.


[BriskInTheHouse] “Fee Fi Fum” feat. Raz Fresco

BriskInTheHouse voltou a inscrever o seu nome no catálogo dos canadianos BKR$CLB este mês graças à edição de The Wonderful Journey of Allah, longa-duração produzido e interpretado por si e que apenas soma um par de participações. “Fee Fi Fum” é o primeiro single a surgir do projecto e conta com a presença do peso pesado do colectivo Raz Fresco, ele que tem estado imparável com a saga Magneto Was Right, iniciada no ano passado e findada há dias com a chegada do seu nono volume.


[Jenevieve] “Baby Powder” (versão acústica)

“Baby Powder” foi uma das mais brilhantes pérolas neo-soul com que 2020 nos decidiu brindar. Ao ponto de, quase um ano depois, ter servido de base para um raio-x à música de Jenevieve na ronda inaugural de Abram alas para…, de Miguel Santos para o Rimas e Batidas. Na próxima sexta-feira, 3 de Setembro, a canção passará a ter um significado ainda mais especial, já que vai integrar a tracklist de Division, trabalho de estreia da cantora de Miami. Enquanto não temos acesso ao seu novo material, nada melhor do que uma versão alternativa, com a ginga da bossa nova, para a faixa que colocou o seu nome nas bocas do mundo.


[Smoke DZA] “Chin Music” (prod. Camoflouge Monk)

As referências ao universo WWE são cada vez mais constantes numa realidade pós-Griselda. Inspirado no finisher do lendário Shawn Michaels, “Chin Music” é o primeiro videoclipe a surgir de Thanks Again, um esforço conjunto entre Smoke DZA, Nym Lo e 183rd. O primeiro, um nome veterano da cena de Nova Iorque e que surge a solo no tema por cá destacado, deixa assim a sua terceira marca em disco no presente ano, depois de The Hustler’s Catalog 2 (um LP movido a colaborações, entre elas Westside Gunn, Dave East ou Curren$y) e R.F.C (Money Is The Motive), Pt. 1 (no qual divide o protagonismo com Nym Lo e Jayy Grams).

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos