pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/08/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/08/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Navy Blue] “Primo”

Lançou dois álbuns em 2020 e no passado mês voltou a acenar-nos com um novo projecto, Navy’s Reprise, no qual juntou rimas e produções suas a batidas cedidas por gente como Evidence, Alexander Spit ou Stoney Willis. Ao segundo single extraído desse último LP, “Primo”, Navy Blue conta com a ajuda de Laron, um nome associado aos universos de XXXTENTACION ou Rich The Kid, num tema dedicado à sua irmã, Paloma Elsesser, com quem divide o protagonismo no vídeo dirigido por Devlin Claro.


[Ka] “I Notice”

Foi o único convidado de Navy Blue em Àdá Irin, numa espécie de reconhecimento por parte do jovem rapper àquele que pode muito bem ter cedido as bases para o seu estilo de poesia, mais introspectivo e, por vezes, profético. Na passada sexta-feira, retribuiu-lhe o gesto com uma participação em A Martyr’s Reward, disco que aterrou de surpresa na loja digital de Ka e que sucede a Descendants of Cain, de 2020. Editado no mesmo dia que o oitavo longa-duração do veterano de Brownsville, “I Notice” é de momento a única amostra da obra que, para já, ainda se mantém à margem das principais plataformas de streaming.


[MIKE] “za Za Za Za zaZa”

Composta por por “Aww (Zaza)” e “ghoulish”, a nova peça audiovisual em exposição na montra de MIKE para o YouTube compreende as faixas seis e sete do alinhamento de Disco!, a habitual edição por parte do MC de Nova Iorque que assinala o arranque de mais um Verão. O realizador e colaborador frequente Ryosuke Tanzawa foi o responsável por captar o lado mais nostálgico nas rotinas do protegido de Earl Sweatshirt, também conhecido por dj blackpower, o nome que utilizou para assinar na íntegra a produção de Disco!.


[seeyousoon] “NO DAYLIGHT”

Os seeyousoon piscam o olho à cena electrónica alemã no primeiro single do seu segundo álbum. Depois de, em Junho, nos terem captado a atenção com uma performance ao vivo de “Faster Please“, o colectivo de nove peças encontra-se agora a preparar HZLIKEHELL, que é descrito como sendo “muito diferente” do anterior VIDÉ, de 2020. “Estamos a apontar para novos terrenos e a evitar copiarmo-nos ou repetirmo-nos”, expressam através de um comunicado de imprensa.


[Victor Xamã] “I Can See the Sun” feat. Zudizilla (prod. DJ Caique)

Degrau a degrau, Victor Xamã tem vindo a solidificar o seu trajecto nos últimos anos, tendo passado de promessa da esfera underground a um dos artistas mais respeitados no segmento alternativo com o seu rap de autor. Em 2021 já havia recebido Froid ou Baco Exu do Blues como convidados do seu mais recente curta-duração, Calor, e contracenou com Murica num dos temas que fizeram parte de O Que Restou da Marginália. Na última semana, com a ajuda de Zudizilla, DJ Caique e Thiago Ticana, o artista amazonense celebrou o seu 26º aniversário ao som deste “I Can See the Sun”.


[Mach-Hommy] “No Blood No Sweat”

O limite no número de escolhas levou-o a ficar de fora da lista na qual demos conta dos projectos que mais apreciámos durante a primeira metade deste ano, mas não se deixem enganar: Pray For Haiti é um dos álbuns de rap mais urgentes editados em 2021 e exibe Mach-Hommy no topo do seu game, naquele que foi o seu reaproximar à turma da Griselda Records. “No Blood No Sweat” é o segundo tema do alinhamento e foi recentemente retratado em vídeo por The Daily Gems.


[Machine Gun Kelly] “papercuts”

Afastou-se por completo do rap e envergou pela pop-punk em Tickets to My Downfall, o LP que, em 2020, o levou pela primeira vez ao lugar cimeiro da tabela de vendas da Billboard. De momento a preparar Born With Horns, novamente ao lado do incontornável Travis Barker, o artista de Houston, Texas, deu a conhecer o seu primeiro avanço durante a semana transacta, “papercuts”, que o leva a estrear-se numa viagem ao imaginário bizarro do aclamado videomaker Cole Bennett, para o seu canal Lyrical Lemonade.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos