pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/08/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/08/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[99 Neighbors] “49er”

Pat Corcoran não se enganou quando, em 2019, levou os 99 Neighbors a ingressar na sua Nice Work. Com tarefas bem definidas para cada um dos seus membros, esta boyband a operar dentro da estética do hip hop compreende os talentos de Aidan Ostby, HANKNATIVE, Jared Fier, Juju, Sam Paulino, Somba e Swank, cuja estreia em disco aconteceu com o álbum Television. Desde então, o grupo não nos tem faltado com novos singles, sendo este “49er” o segundo lançamento do ano dentro desse formato, sucedendo a “Live a Little“. Aquele que poderia muito bem ser um improvável encontro entre Floating Points e os BROCKHAMPTON em estúdio levanta um pouco o véu que ainda cobre Wherever You’re Going I Hope It’s Great, o próximo projecto dos 99 Neighbors cuja data de edição está marcada para o dia 24 de Setembro.


[Styles P] “Fade Away” feat. Yemi Sauce

“Southside Yonkers, you ain’t taking a dollar from me.” Styles P frisa o estatuto que conquistou ao serviço do hip hop com o videoclipe para “Fade Away”, três semanas após nos ter relembrado que as suas barras “Hit Different“. Ambos os temas foram extraídos de Ghosting, o álbum que o veterano de Nova Iorque editou há precisamente um mês atrás, num esforço que poupou os seus fãs da sede por novo material, já que Styles David: Ghost Your Enthusiasm, o seu antecessor, data de Maio de 2020.


[Equiknoxx] “Urban Snare Cypher”

Acusaram no radar do ReB por alturas em que se preparavam para lançar Colón Man, um interessante trabalho de estreia instrumental que os apresentou como uma nova força em acção na cena beat, com as suas referências, pouco habituais no meio, a apontar para coordenadas mais a sul dentro do continente americano, com especial destaque para as sonoridades jamaicanas. Nos anos que se seguiram, vários MCs se juntaram à instituição musical do projecto, inicialmente composto apenas por um par de produtores, dando origem a Eternal Children, Equiknoxx Meets Feel Free HiFi e Basic Tools Mixtape, sendo este último o mais recente, dado a conhecer na sexta-feira passada e que contém “Urban Snare Cypher”.


[L’Orange] “Jhoann”

Tem vindo a integrar alguns dos projectos que mais apreciamos dentro do catálogo da Mello Music Group, produzindo instrumentais para gente como E L U C I D, Solmen Brigham, Jeremiah Jae ou Namir Blade. De regresso ao formato a solo, L’Orange criou aquela que pode muito bem ser a banda sonora ideal para os cigarros que ficam esquecidos à borda do cinzeiro, a queimar lentamente enquanto um fio de fumo se vai dissipando à medida que ganha alguma altitude. “Jhoann” é uma dedicatória a um amigo que partiu, chegou ao YouTube acompanhado de um vídeo com uma estranha marionete de espuma plastificada, assinado por Elliot Lobell, e vai integrar The World Is Still Chaos, But I Feel Better, planeado para sair no dia 3 de Setembro.


[Homeboy Sandman] “Go Hard” (prod. Aesop Rock)

Homeboy Sandman patrocina a segunda rodade de hoje por parte da Mello Music Group. Um mês antes de partir para a primeira grande digressão pós-COVID-19 em solo norte-americano, o rapper deu a conhecer um novo videoclipe, que nasce a partir de um guião levado a cabo por Marley Chapman. Como o próprio título indica, “Go Hard” tem o MC de Queens a dar o litro em cima de uma batida stonner com assinatura do grande Aesop Rock. A faixa pode ser encontrada no alinhamento de Anjelitu, o EP que lançou na sexta-feira passada.


[Curren$y] “Havin Things” feat. Treety & Kenneth Brother

Aos 40 anos de idade, metade deles passados de mic na mão, Curren$y é um dos rappers que encontramos nas vias mais alternativas com um trajecto mais sólido. Uma década após ter fundado a sua própria Jet Life Recordings, o artista de Nova Orleães faz-nos uma nova visita guiada pela sua editora em Welcome To Jet Life Recordings 2, um esforço colaborativo em que encontramos também toda a sua linhagem de protegidos, de Fendi P e T.Y. a Jay Worthy ou Scotty ATL. A compilação data de Junho deste ano e é de lá que salta este “Havin Things”.


[ZillaKami] “FROSTY”

Já não falta tudo para a chegada de DOGBOY, o tão esperado primeiro disco a solo de ZillaKami. Apontada para este ano, a debut do jovem que é metade dos City Morgue asisstiu recentemente à revelação daquele que é o seu terceiro avanço. “FROSTY” surge após as investidas do rapper em “CHAINS” e “BADASS“, este último que contou com Lil Uzi Vert enquanto convidado.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos