pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/05/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/05/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Aesop Rock] “Jumping Coffin”

Uma animação de um esqueleto a andar de skate era tudo aquilo que queríamos e não sabíamos. Minimal e estranhamente satisfatório de se observar, a peça de Rob Shaw serviu para ilustrar o mais recente single de Aesop Rock, uma das lendas ainda em actividade do indie rap norte-americano. “Jumping Coffin” fez parte de Spirit World Field Guide, o mais recente álbum do MC de Nova Iorque, editado no ano passado pela Rhymesayers Entertainment, a editora que muito em breve vai colocar na rua o novo trabalho de Evidence.


[ANKHLEJOHN, Da$H & LOOK DAMIEN!] “FATAL ATTRACTION”

Algo que também não tínhamos ainda equacionado era um trio formado por ANKHLEJOHN, Da$H e LOOK DAMIEN!. “FATAL ATTRACTION” antecipa o disco de estreia deste grupo, HONEY SWEETER THAN BLOOD, anunciado durante a semana que passou juntamente com um pequeno documentário, que nos mostra algumas imagens dos bastidores do processo de criação e coloca os dois rappers e o produtor a abordar esta conexão de luxo a surgir da esfera underground.


[Navy Blue] “Ritual”

Parar é morrer, já dizia o ditado. Nome cada vez mais consensual entre a nova geração de rappers a despontar nos E.U.A., Navy Blue atirou-se a um novo LP, Navy’s Reprise, no final da última semana, que teve este “Ritual” enquanto bandeira. O skater e activista sónico tinha lançado Song of Sage: Post Panic! em Dezembro de 2020 e, só este ano, já produziu um disco inteiro para AKAI SOLO, assinou o seu próprio “Durag Anthem” e dividiu “Nobles” com The Alchemist e Earl Sweatshirt.


[Sa-Roc] “Wild Seeds”

É uma das vozes que mais importam dentro do rap consciente cantado no feminino e lançou em 2020 o longa-duração The Sharecropper’s Daughter, o seu segundo projecto de sempre pela Rhymesayers Entertainment. É precisamente esse disco que a traz de volta à ribalta em 2021, agora que a reedição de luxo aterrou nas plataformas digitais, juntamente com seis temas inéditos, dos quais se destacam este “Wild Seeds” e “The Rebirth”, este último uma colaboração póstuma com o eterno MF DOOM.


[Datkid & Illinformed] “WAKMO”

Já tinham ameaçado no final de Abril e agora confirmaram as nossas suspeitas: Datkid e Illinformed vão mesmo unir esforços pela primeira vez num trabalho em conjunto, WAKMO, cuja edição ocorre no dia 17 de Junho por intermédio da High Focus Records. Ao todo, o álbum vai encapsular quatro mãos-cheias de novas faixas e regista passagens de Leaf Dog, Smellington Piff, Res One ou Verb T pela lista de convidados.


[Oliver Malcolm] “Runaway”

Era um dos discos que mais ansiávamos por receber. Oliver Malcolm lançou finalmente o seu EP de apresentação, Are You Living In The Real World?, pela Darkroom, uma espécie de incubadora a operar no ecossistema da Interscope Records. Para quem manteve os seus singles em constante rotação, o projecto peca pela falta de “frescura”, já que “Looks” e este “Runaway” eram os únicos dois temas inéditos a constar na tracklist. Mas vejamos também a coisa pelo lado positivo: não há nenhum outro artista com tão poucos anos de casa a poder gabar-se de ter tantas composições flawless (de “Switched Up” a “Helen” ou “Kevin”) no seu primeiro trabalho de sempre.


[Reggie] “AIN’T GON STOP ME” Ao Vivo @ A COLORS SHOW

É difícil passar por Reggie sem nos deixarmos seduzir pela sua voz. Por cá, no ReB, já lhe abrimos a porta um par de vezes — podem conhecê-lo melhor aqui ou aqui — e voltamos hoje a recebê-lo em grande forma, naquela que foi a sua estreia no mediático A COLORS SHOW. Editada no passado mês de Março e esculpida com a ajuda de Kenny Beats e Mounte Booker na produção, “AIN’T GON STOP ME” foi a canção que escolheu para levar à rubrica.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos