pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/01/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/01/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Mad Skillz] “Throw It In The Trash (The 2020 Rap Up)”

2020? “Throw it in the trash”. Mad Skillz voltou a embrulhar um ano inteiro numa faixa lançada no primeiro dia de 2021. O resumo é perfeito e servido com mestria pelo veterano MC de Detroit que se estreou em 1996 com o clássico From Where???, produzido por gente como J Dilla, Large Professor ou Buckwild. O destaque vai deste novo rap up vai, claro, para a pandemia de COVID-19 que mudou por completo a forma como interagimos uns com os outros, mas não são esquecidos os protestos ligados ao movimento Black Lives Matter, as batalhas da Verzuz, a ascensão do TikTok ou as mortes de Pop Smoke, George Floyd e Kobe Bryant.


[Moodymann] Ao Vivo @ The Music Locker, Los Santos

Denominado The Cayo Perico Heist, o último update servido aos jogadores de GTA Online é o maior de sempre desde o lançamento do jogo e, como tal, as inovações que oferece são notáveis. Uma delas foi a criação de um clube nocturno, provavelmente um dos poucos que vão encontrar abertos por aí durante este quadro de isolamento social. O alinhamento de DJs residentes do The Music Locker, em Los Santos, é de luxo: depois de ter recebido The Black Madonna, Solomun, Tale of Us ou Dixon DJing na discoteca After Hours, em actualizações anteriores, o jogo garante agora as presenças dos Keinemusik, Palms Trax e ainda Moodymann, ele que é  também protagonista numa das novas missões do jogo e viu a Resident Advisor distribuir a sua prestação na nova pista de dança digital para uma audiência maior através do YouTube. Mas a nova invasão musical ao GTA não se fica por aqui e até há talento nacional lá pelo meio — podem descobrir mais aqui e aqui.


[Navy Blue] “Moment Hung”

A emoções estão bem à vista em “Moment Hung”, o mais recente single a surgir de Song of Sage: Post Panic!, uma agradável prenda antecipada, oferecida por Navy Blue a poucos dias do último Natal. O tema ganhou um vídeo que recorre ao sensível toque de Ryosuke Tanzawa, realizador que já trabalhou com os Run The Jewels e que tem ajudado nomes como Wiki, MIKE ou Ovrkast. a reimaginar a estética visual do hip hop nova-iorquino.


[ANKHLEJOHN] “As Above So Below” feat. Wiki

Mas não é só nas rimas que se destaca Navy Blue, que foi o braço direito de ANKLEHJOHN em As Above So Below e assinou todas as batidas presentes no disco. A par com Da$h, Fly Anakin ou o próprio Navy Blue, Wiki integrou a lista de convidados que auxiliam nas rimas o nativo rapper da Shaap Records graças à sua prestação na faixa que herda o título do projecto, co-sign importante para um dos maratonistas da nova escola do hip hop.


[D Smoke] “It’s OK”

Black Habits, o último álbum de D Smoke, está prestes a comemorar um ano de vida e talvez o seu sucessor já esteja nos planos, já que o artista de Inglewood, Califórnia, arrancou o ano da forma mais positiva possível com o videoclipe para este “It’s Ok”, produzido por Zorro e dado a conhecer em áudio durante o passado mês de Dezembro.


[Pooh Shiesty] “Back In Blood” feat. Lil Durk

Lil Durk foi uma das vozes de 2020 e está nomeado para duas categorias que vão a jogo na próxima gala dos GRAMMY. O autor de The Voice partilhou agora algum do seu mediatismo com o emergente Pooh Shiesty naquele que é apontado como o primeiro avanço do trabalho de estreia do jovem rapper de Memphis, um protegido de Gucci Mane.


[Fenix Flexin] “10 Toes”

Fundou os Shoreline Mafia e ajudou a cimentar o estatuto do grupo Los Angeles no panorama do rap norte-americano, que em 2018 assinou pela Atlantic Records. Abandonou o colectivo logo após Mafia Bidness, o álbum de estreia viu a luz do dia em Julho passado, e passou a operar sozinho, tendo inaugurado o seu canal no YouTube há alguns meses com uma série de vlogs. Depois de “FIRST OFF” e “Try It“, editados no final de 2020, “10 Toes” é o terceiro single de Fenix Flexin em nome próprio.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos