pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Preservation] “I-78” feat. Mach-Hommy

A colaboração entre Preservation e Mach-Hommy sucedeu a temas de DJ Haram, MIKE, serpentwithfeet, DJ Paypal ou Jesse Boykins III na lista de singles da Adult Swim para a temporada 2019/2020. “I-78” foi também o último avanço a ser extraído de Eastern Medicine, Western Illness, o novo álbum do produtor norte-americano, resultado de uma experiência de três anos a viver em Hong Kong e feito exclusivamente a partir de samples de música chinesa — há um pequeno documentário que mostra o processo de digging de Preservation. No sucessor de Old Numbers, de 2013, o enigmático Mach-Hommy regista mais uma participação e há ainda contribuições de gente como Roc Marciano, Quelle Chris, Ka, billy woods, Navy Blue, Your Old Droog ou A.G., que vão certamente fazer as delícias dos aficionados da cena boom bap.


[Síntese, Nego Max & DJ Willião] “Fogo & Terra”

Sem um novo disco nas ruas desde o aclamado Trilha Para O Desencanto da Ilusão, Vol. 1: Amem, o portal Rap 24 Horas avançou que Síntese já tem um plano para a sucessão desse longa-duração de 2016. A pujança e o impacto deste “Fogo & Terra” parecem apontar para isso mesmo, uma espécie de conclusão de um percurso movido a singles e participações nos últimos anos que gerou faixas marcantes como “Poetas no Topo 3.2”, “Lei dos Céus” ou “MMXX”. Com Leo cada vez mais próximo do projecto que tem tido Neto enquanto voz principal, a mística impressa na estreia Sem Cortesia pode estar de volta no terceiro LP do grupo.


[Armand Hammer] “Charms” feat. KeiyaA

Foi sem grande alarido que billy woods e ELUCID avançaram com a edição de um novo álbum enquanto Armand Hammer, embalados por toda esta onda de manifestações com foco nos EUA e replicada em força um pouco por todo o globo. Shrines, no entanto, não soa a algo que tenha sido esculpido à pressa e há muitas rimas de luxo e de difícil digestão para absorver, num alinhamento digno de um clássico do boom bap renascentista — entre beats e versos, há doações de Earl Sweatshirt, Moor Mother, Navy Blue, Akai Solo, R.A.P. Ferreira ou Quelle Chris. “Charms” é, para já, o único tema promovido com recurso a videoclipe.


[Claustro] “MERDAS”

Odb foi a proposta que Claustro nos ofereceu em nome próprio para este ano, um par de semanas depois de ter alinhado ao lado de ELÓI em BAÚ. Entre as cinco músicas do EP, resultado de uma travessia por caminhos mais sombrios e exploratórios, o rapper deu destaque à faixa que abre o alinhamento do projecto durante a semana transacta. “MERDAS” é uma injecção de rimas venenosas em solução ácida, providenciada pelo instrumental de Fábio Nóbrega, e conta com um vídeo à medida realizado por Eduardo Gonçalves.


[Gary Bartz & Maisha] Ao Vivo @ Boiler Room

A Boiler Room continua com as “transmissões a partir do isolamento” nos seus canais digitais sociais, sendo uma das plataformas que mais “alimento” nos tem dado durante este período de jejum de espectáculos ao vivo — por cá, a máquina já começou a rolar lentamente e até marcámos presença no concerto de Dino D’Santiago. Na peça que escolhemos como destaque da semana que passou para a Boiler Room, temos a presença do lendário saxofonista norte-americano Gary Bartz numa espécie de jam virtual com os britânicos Maisha, com quem dividiu recentemente um disco que captou a atenção de Rui Miguel Abreu na penúltima edição da sua Notas Azuis. Dado o adiamento do concerto colaborativo no Reino Unido para o final de Outubro, esta é uma boa oportunidade para ver os músicos de jazz em acção.


[MACTO] “Making-of / Recordings”

É já amanhã que é revelado o primeiro single dos MACTO, projecto composto por Youngstud e Sensei D., que culminará com a edição do álbum de estreia I: Emergir do Caos, no dia 16 deste mês. Ainda envolto de muito mistério no que toca à sua sonoridade, o grupo revelou durante a semana passada uma peça documental que recupera algum material de bastidores captado durante a gravação do disco.


[Some Guy Named Lee] “More Product” feat. Benny The Butcher & iClubDLove

Mais um produto da escola de Buffalo. Some Guy Named Lee vem da mesma cidade do estado de Nova Iorque que viu nascer para o rap Benny The Butcher e os seus companheiros da Griselda mas foi em Atlanta, Geórgia, que se estabeleceu. Editou há um ano o LP de estreia My Happy Place, já teve o co-sign de Marsha Ambrosius, das Floetry, e recebeu agora a benção de Benny numa faixa colaborativa, na qual participa também iClubDLove.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos