pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Boldy James & The Alchemist] “Ill Advised” / “Method To My Madness”

Sexta-feira é dia de BOLDFACE EP. Boldy James e The Alchemist vão voltar a dividir um trabalho, seis anos após My 1st Chemistry Set, que em 2013 serviu de álbum de estreia para o rapper de Detroit. Sem que nada o fizesse prever, a dupla lançou a boa-nova no final da semana passada, acompanhada pelo videoclipe de “Ill Advised” e “Method To My Madness”.


[ElCamino] “Stove Tops” feat. 38 Spesh (prod. Boodeini)

ElCamino é o “pistoleiro mais novo da Griselda” e estreou-se em 2017 com um curta-duração homónimo. Dois anos depois, o rapper já mede forças com os colegas Conway, Benny e Westside Gunn, no que ao ritmo de edições diz respeito: Don’t Eat The Fruit, Lot and Abraham, Where’s My Pyrex (com Oh Jay) e Saint Muerte (com Bozack Morris) são todos deste ano e antecederam ElCamino 2, lançado durante o mês passado. É de lá que salta este “Stove Tops”, que conta com a parceria do também incansável 38 Spesh, MC, produtor e colaborador frequente dos artistas da Griselda Records.


[Solange] When I Get Home (Director’s Cut)

When I Get Home é o título do álbum editado por Solange em Março deste ano. O trabalho, que contou com contribuições de gente como Earl Sweatshirt, Chassol, Standing On The Corner ou Gucci Mane, deu origem a uma curta-metragem multidisciplinar, realizada e editada pela própria Solange, que foi exibida em alguns museus e galerias de arte durante os meses que se seguiram. Agora, numa versão mais longa e com a inclusão de um tema adicional, “Dreams (Demo/2)”, When I Get Home está ao alcance de todos no canal de YouTube da cantora de Houston.


[Silvestre] Ao Vivo @ Boiler Room x Eristoff: Lisbon

O Boiler Room regressou à capital portuguesa e com ele vieram os internacionais Speedy J, Anastasia Kristensen e Kris Baha, que contracenaram com os locais NA O MI e Silvestre, este último a merecer especial atenção, já que este ano regressou a Portugal, após uma temporada passada em Inglaterra, e lançou nada mais nada menos do que quatro trabalhos. Yeah EP, o mais recente, saiu em Novembro pela Meda Fury e teve o seu tema-titulo em destaque nalgumas das mais recentes campanhas publicitárias do Boiler Room.


[Ghostemane] “Bonesaw”

Valeu bastante o tempo de espera pelo videoclipe de “Bonesaw”, que fez parte do alinhamento de N/O/I/S/E, álbum editado por Ghostemane no ano passado. Realizado e animado por Nick Cinelli, a peça visual que acompanha o tema mostra-nos duas misteriosas criaturas em cenas de chacina e tortura ao som das serras sintetizadas e vozes distorcidas do artista da Florida. O vídeo antecipa próxima digressão europeia de Ghostmane, que arranca logo em Portugal, nos dias 27 (Hard Club, Porto) e 28 (Lisboa Ao Vivo, Lisboa) de Fevereiro.


[MIKE] “Numbered Dayz”

Não são precisas milhões de reproduções para que MIKE veja o seu talento reconhecido nas grandes plataformas. Após distinções por parte da Pitchfork, The Fader ou High Snobiety, o rapper e produtor nova-iorquino contribuiu para o programa de singles da Adult Swim com a faixa “Numbered Dayz”, que agora conta com tratamento visual concebido por Adé Sayyed, Avrg Dave e Patrick Newell. Esta é a primeira música nova de MIKE após Tears Of Joy, o seu último LP.


[Maxo] “Strongside”

Maxo é mais uma das vozes da renovada cena hip hop lo-fi, popularizada por Earl Sweatshirt em Some Rap Songs. O rapper da costa oeste norte-americana lançou o álbum de estreia Lil Big Man pela Def Jam e recolheu elogios por parte de publicações como a DJ Booth e a Pitchfork. Mais sensível do que técnico na hora de esbater versos no caderno, Maxo ofereceu-nos a abordagem visual para “Strongside” durante a semana transacta, que é agora o terceiro single a ser extraído de Lil Big Man.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos