7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Mura Masa] “Deal Wiv It” feat. slowthai

O punk rock continua a fluir nas criações conjuntas de Mura Masa e slowthai. “Deal Wiv It” é a segunda colaboração de sempre da dupla e surge um ano após a primeira experiência com “Doorman”, um dos temas mais fora-da-caixa do rapper de Northampton que viria a transitar para o alinhamento do tão aguardado Nothing Great About Britain. O novo single serve para antecipar R.Y.C., o próximo álbum do produtor inglês, que é esperado para o arranque do ano que vem.


[Ocean Wisdom] “LOWRIDER” feat. Ghetts

No mês passado assistimos ao novo lançamento de Ocean Wisdom. Após dois álbuns editados pela High Focus Records, o MC de Londres fundou a sua própria Beyond Measure Records e estreou-a com uma mixtape. Big Talk Vol.1 compila um admirável conjunto de 27 faixas, entre as quais se contam presenças de nomes como Freddie Gibbs, Fatboy Slim ou Dizee Rascal. “LOWRIDER”, que encerra com um verso de Ghetts, é já o quinto videoclipe a surgir do projecto.


[COLÓNIA CALÚNIA] “PEDAÇO”

Bastou um álbum para que os nomes de Secta e Metamorfiko figurassem entre as duplas mais interessantes que o hip hop português viu nascer. Um ano depois da edição dessa [caixa], criada no seio do colectivo COLÓNIA CALÚNIA, rapper e produtor voltam a unir esforços no videoclipe para “PEDAÇO”, que é assinado por uma outra dupla não menos impressionante. Falamos de Sebastião Santana e Luís Almeida, que têm ajudado a elevar a fasquia do audiovisual em Portugal, ambos colaboradores do ReB e que têm trabalhado ao lado de artistas como NERVE, ORTEUM, Classe Crua ou Uno.


[Jodi.10k] “RISK”

Ainda a militar longe dos ouvidos da grande maioria do público, o colectivo sLUms já deu mostras de ser uma aposta certa para a música do futuro. De lá saltam à vista projectos como os Standing On The Corner, que somaram números de vendas impressionantes no Bandcamp com dois discos digitais, ou dois dos seus músicos MIKE e Adé Hakim enquanto artistas a solo, que foram até um das principais influências de Earl Sweatshirt em Some Rap Songs e Feet Of Clay. Também conhecido enquanto Jazz Jodi, Jodi.10k prepara agora o sucessor de Time Will Tell, álbum lançado em Julho deste ano, e arrisca pisar novos terrenos neste “RISK”.


[99 Neighbors] “19”

Com Pat Corcoran, o afamado manager de Chance The Rapper, como “orientador”, os 99 Neighbors apresentaram-nos o seu álbum de estreia Television logo no arranque deste ano. No final de Julho, o supergrupo de Burlington começou a desvendar novos singles, que agora partilham o mesmo espaço em 19, um curta-duração composto por cinco músicas. “19”, o tema-titulo, antecedeu por um dia a edição do EP e mostra os membros Sam Paulino, Swank, Aidan Ostby e HANKNATIVE a debitar as suas rimas sobre um instrumental de Somba, um dos fundadores da banda.


[Verb T & Pitch 92] “Frostbitten”

Recentemente destacados pela Wire, Verb T e Pitch 92 editaram no final do Verão aquele que será lembrado como um dos álbuns de hip hop do ano para o Reino Unido. A Question Of Time saiu no final deste Verão e ainda vai mostrando os seus principais argumentos agora no formato audiovisual. “Frostbitten” é o mais recente single que junta a dupla que tem trocado rimas e beats com frequência no último par de anos.


[Kanye West] “Follow God”

Já por aí roda JESUS IS KING, o tão aguardado novo álbum de Kanye West, inicialmente intitulado Yandhi, antes de ter sido reformulado para ser apresentado como um disco de gospel. Depois de ter passado toda a fase de promoção de ye sem nos dar um único videoclipe, o rapper e produtor mudou a forma de “jogar” neste novo trabalho e convidou o seu pai, Ray West, para se juntar a si na peça criada por Jake Schreier para ilustrar “Follow God”.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira