7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Gang Starr] “Family and Loyalty” feat. J.Cole

DJ Premier trouxe de volta o projecto Gang Starr. “Family and Loyalty” é o primeiro single de um futuro disco do grupo, o primeiro a ser lançado após a morte do rapper Guru, em 2010. Fab 5 Freddy é o realizador do videoclipe que tem Keith Casim, filho do malogrado MC, como figura central e regista aquele que será o último verso de sempre de J. Cole enquanto artista convidado, conforme o mentor da Dreamville revelou através de um tweet.


[Leikeli47] “No Diggity” Ao Vivo @ Like A Version

Como é hábito, o Like A Version traz regularmente aos estúdios da triple j artistas musicais que são convidados a interpretar um cover e um tema original ao vivo. Leikeli47 levou o seu “Tic Boom” até ao canal australiano mas todas as atenções recaem para este “No Diggity”, tema clássico do cancioneiro r&b assinado pelos Blackstreet e que mostra uma faceta menos conhecida por parte de umas das MCs femininas com um arsenal de rimas mais entusiasmantes da actualidade.


[Ameer Vann] “Los Angeles”

Ameer Emmanuel Vann está à procura de uma carreira pós-BROCKHAMPTON e parece estar no caminho certo. O rapper que ajudou a boyband texana a esculpir a trilogia SATURATION foi expulso do grupo no ano passado e viu-se obrigado a regressar ao formato a solo em Emmanuel, o seu primeiro curta-duração desde o projecto homónimo de estreia, editado em 2013. “Los Angeles” é a quarta canção do alinhamento do novo EP e também aquela em que Ameer mergulha a fundo na questão que o levou ao afastamento de um dos colectivos mais populares do universo hip hop dos últimos anos.


[Ocean Wisdom] “Breathin’” feat. P Money

Após dois discos editados pela High Focus Records, Ocean Wisdom prepara-se agora para inaugurar o catálogo da sua Beyond Measure Records com uma mixtape. Big Talk Vol.1 aterra nas plataformas digitais já esta sexta-feira e foi antecipada pelos singles “4AM”, “Blessed” (com Dizzee Rascal) e este “Breathin’”, que tem a colaboração do veterano P Money. Além das parcerias já referidas, podem ainda contar com contribuições de Freddie Gibbs, Fatboy Slim ou Ghetts no próximo trabalho de Ocean Wisdom.


[Travis Scott] “Highest In The Room”

O autor de um dos vídeos mais populares da semana que passou é Travis Scott, que contou com a ajuda de Dave Meyers na realização do lado visual que acompanha este “Highest In The Room”, um tema no qual o rapper do Texas aborda o fim da relação com a sua ex-namorada Kylie Jenner. Em conversa com Zane Lowe, Scott apontou para a possibilidade de ter um novo álbum na calha, embora este esteja ainda a ser cozinhado “sem pressas”.


[Chico da Tina] “Minho Trapstar” (prod. BEJAFLOR & CO$TANZA)

O trap humorístico de Chico da Tina continua a alegrar a vida aos cibernautas, que correm para o YouTube a cada novo lançamento do autor de “GUXI” e “Mobilete”. Em ano de estreia, a nova sensação da música urbana de Viana do Castelo soma números impressionantes nas plataformas digitais, aos quais se junta também um Prémio MIMO e ainda vários concertos espalhados por Portugal. Produzido por BEJAFLOR e CO$TANZA, “Minho Trapstar” é o novo lançamento do artista que, num mercado atolado réplicas, garante não ser “cópia de ninguém.”


[99 Neighbors] “Thunder”

Os colectivos de hip hop vão voltando a estar cada vez mais na moda e os 99 Neighbors são uma das mais recentes propostas dignas de atenção nesse capítulo. Directamente de Burlington, o grupo que alberga nove criativos de diferentes disciplinas arrancou 2019 com o álbum de estreia Television, que colocou os jovens artistas sob a mira de Pat Corcoran, manager de Chance The Rapper, que em Julho os apresentou como nova aquisição para a sua editora Nice Work, que agora tem uma parceria de distribuição com a Warner Records. “Thunder” é o último tema carimbado pelos 99 Neighbors, que ao longo do ano nos foram presenteando com “Welcome To Chilis’s”, “Fake Pods”, “Ripstick” e “Fuck No”.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira