pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Um pequeno passo para o homem, um passo gigante para o jazz.

60 anos de Giant Steps de John Coltrane com direito a reedição de luxo

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Vêm aí uma reedição de Giant Steps. O álbum seminal de John Coltrane completou 60 anos em Fevereiro e vai ter direito a uma nova versão nos formatos duplo LP e CD, com os sete temas do alinhamento original mais oito takes alternativos. E estará à venda a partir do dia 18 de Setembro.

Duas semanas depois de deixar o seu nome cravado em Kind Of Blue, o trabalho mais aclamado da história do jazz com a direcção de Miles Davis, John Coltrane fechou-se com o baixista Paul Chambers, o pianista Tommy Flanagan e o baterista Art Taylor nos Atlantic Studios, da Atlantic Records, em Nova Iorque, para compor aquele que seria o seu disco de estreia enquanto bandleader pela editora norte-americana. “Naima” foi a única faixa gravada com recurso a uma formação diferente — Jimmy Cobb e Wynton Kelly conduziram a bateria e o piano, respectivamente.



Giant Steps é um dos registos mais impressionantes do legado do jazz, uma peça obrigatória no estudo da música improvisada e também um contributo enorme para o desenvolvimento de novas linguagens melódicas e harmónicas, graças a uma abordagem inédita à progressão de acordes nas composições que o saxofonista desenvolveu para o álbum, denominada pelos estudiosos por Coltrane Changes.

O historiador musical Ashley Kahn, que assina algumas das notas que vêm junto desta reedição, fala de Giant Steps como “uma prova essencial de como a obsessão de Coltrane pelas mecânicas internas da música não impediram a sua prioridade lírica enquanto solista, nem a sua habilidade para inventar composições memoráveis e melodias profundamente fascinantes”. E descreve o instrumentista, bandleader e compositor como alguém que “nunca tropeça nos seus próprios meandros nem perde de visão aquilo que é de facto a música.”

Ambas as versões desta reedição foram remasterizadas para assinalar a ocasião e contam também com algumas fotografias inéditas do período de Trane na Atlantic Records. Há ainda uma Aniversary Super Deluxe Edition disponível apenas no formato digital e que conta com mais de duas dezenas de outtakes que ocorreram durante a gravação do LP.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos