O Teatro do Bairro Alto deu a conhecer a sua programação para os primeiros três meses do próximo ano.
Música ao vivo, teatro, dança, performance e workshops confluem harmoniosamente num alinhamento que Francisco Frazão, director do TBA, diz ir “contra todas as evidências em contrário” numa missiva que aterrou na caixa de correio digital da nossa publicação. Através de um breve texto de apresentação, aponta-se ao estranho momento que o globo terrestre atravessa e àquilo que um teatro pode fazer para nos ajudar habitar entre o caos: “Temos diante dos olhos uma catástrofe sem fim. Que pode um teatro perante a acumulação dos escombros? O programa deste trimestre não é propriamente ‘sobre’ o estado do mundo, mas propõe algumas ferramentas que talvez ajudem a viver nele.”
As duas primeiras ferramentas de sobrevivência que nos são passadas para as mãos são “Esplendor e Dismorfia” e “The Breaking Point”, uma performance e um filme, respectivamente, nascidos da parceria entre Vera Mantero e Jonathan Uliel Saldanha e ambos patentes no Teatro do Bairro Alto entre os dias 12 e 14 de Janeiro. É ainda no primeiro mês de 2024 que a sala lisboeta recebe o primeiro concerto do ano: o rapper, músico e produtor Xullaji (também conhecido por Prétu ou Chullage) leva até ao palco o seu mais recente Prétu 1 – Xei di Kor, um trabalho onde se apresenta ao público de forma renovada e também um dos discos mais marcantes deste ano de 2023.
No dia 10 de Fevereiro, o TBA vira uma das paragens do itinerante Festival Rescaldo, que aqui nos permitirá testemunhar um par de ousadas colaborações: são elas a dupla de improvisadoras Sofia Borges & Marta Warelis e o trio inédito que será formado por Lula Pena, António Poppe & Carlos Santos. A fechar as propostas ao nível dos espectáculos musicais está um duplo evento conduzido por artistas internacionais: de um lado, a cantora e artista sonora brasileira Dibuk, actualmente a residir no Porto, apresenta o seu segundo álbum Antipássaro; já a cantora e multi-instrumentista mexicana Fuensanta, que se encontra sediada nos Países Baixos, traz-nos o seu mais recente Principio del Fuego, que será interpretado com as ajudas de Marta Arpini e Paula Bilá.