xtinto voltou aos lançamentos com o single “Assunto Meu”, a primeira faixa que edita este ano que é também avanço inaugural do seu próximo álbum, Em sonhos, é sabido, não se morre.
A canção aterrou hoje nas plataformas digitais juntamente com um videoclipe dirigido por Ruben Mendes e Daniel Pato. Assente numa produção conjunta entre Beiro, Kidonov e Lunn, “Assunto Meu” conta também com guitarra de Duarte Carvalho e um grande coro formado por Ana Mariano, Biya, Billy Verdasca, Henrique Rocha, iolanda, Matilde Cruz, Pedro do Vale, Sara Cruz e Teresa Farias. Neste tema, o rapper nascido Francisco Santos discorre um manifesto crítico que faz mira à apatia colectiva do “deixar andar”, uma espécie de estado de dormência que nos impede de ir à luta mesmo quando lá fora o mundo parece estar a desmoronar-se.
Em sonhos, é sabido, não se morre será o disco onde este single estará contido e a sua edição foi apontada para o início de 2026. O sucessor de Latência (2023) é apontado como sendo “um projecto mais maduro e cinematográfico, onde reflete sobre memória, fragilidade e construção pessoal”, e deverá chegar ao mercado a tempo do respectivo concerto de apresentação, que está marcado para o dia 11 de Março no Capitólio, em Lisboa.