pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/02/2026

José Duarte foi o autor daquela que chegou a ser a rubrica radiofónica mais antiga do país.

Universidade de Aveiro celebra 60 anos do programa Cinco Minutos de Jazz este sábado

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/02/2026

O Cinco Minutos de Jazz vai ser celebrado pela Universidade de Aveiro no dia 21 de Fevereiro através de um evento que cruza memória, investigação e futuro. A iniciativa do Centro de Estudos de Jazz (CEJ) promete revisitar o legado de José Duarte, malogrado autor do programa.

Criado a 21 de Fevereiro de 1966 no seio da Rádio Renascença, Cinco Minutos de Jazz teve uma passagem pela Rádio Comercial antes de se fixar na Antena 1 até ao final dos seus dias. A breve mas impactante rubrica aproximou o jazz da vida dos portugueses e teve um papel muito importante no crescimento do género em Portugal. Antes da interrupção forçada em 2023, devido à morte de José Duarte, chegou mesmo a ser a rubrica radiofónica mais antiga do país em actividade.

Esta sessão comemorativa na Universidade de Aveiro arranca às 14h00 com uma visita guiada à exposição “Corpo&Alma”, conduzida pelo curador Ivo Martins, que levará os presentes numa viagem pela iconografia e memória do jazz. Mas será às 15h00, no Auditório Helder Castanheira, que o espírito do programa ganhará corpo: numa conversa mediada por João Carlos Callixto (RTP), quinze personalidades centrais da cena jazzística nacional — da crítica à criação, da rádio à academia — vão ocupar o palco em intervenções de “apenas cinco minutos”, num espelho deliberado do formato que tornou a rubrica inconfundível. Ao fundo, como contraponto musical, estará o Combo Jazz da UA, garantindo que a palavra e o som se cruzam no mesmo espaço de liberdade rítmica que José Duarte sempre defendeu.

O evento tem a sua derradeira etapa marcada para as 17h00 com um gesto de continuidade: a assinatura do protocolo de doação do acervo de Carlos Martins ao CEJ, complementando um espólio já entregue em 2008 pelo radialista e colecionador luso-uruguaio. A efeméride funciona ainda como ponto zero do Campus Jazz 2026, festival que arranca a 30 de abril e que incluirá o Concurso Internacional de Jazz para jovens músicos.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos