pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Eduardo Pavez Goye
Publicado a: 20/09/2023

Muito jazz a dar à costa.

Um olhar para a agenda do Auditório de Espinho até ao final do ano

Texto: ReB Team
Fotografia: Eduardo Pavez Goye
Publicado a: 20/09/2023

Os próximos meses avizinham-se bem preenchidos para o Auditório de Espinho, que conta com vários concertos marcados até ao final do ano, sendo o jazz a linguagem musical em maior evidência.

Ainda este mês, o destaque vai inteiramente para o concerto que vai juntar a Orquestra de Jazz de Espinho com a saxofonista tenor chilena, radicada nos Estados Unidos da América, Melissa Aldana no dia 29 de Setembro. Oportunidade mais do que perfeita para escutar ao vivo as suas 12 Stars, um conjunto de 8 composições de contornos clássicos selado no ano passado pela Blue Note Records.

O início de Outubro dá-se ao som de mais um saxofone, dia 7, neste caso o de Lakecia Benjamin, norte-americana que em Janeiro passado voltou a mostrar toda a sua energia e ecletismo em Phoenix, álbum que cruza o jazz com o r&b ou o funk e reune participações de gente como Wayne Shorter ou Georgia Anne Muldrow. De realçar ainda três apresentações especiais ao longo do mesmo mês: João Barradas interpreta peças de Schubert e Rachmaninoff ao acordeão no dia 13, A garota não partilha o palco com um ensemble da Escola Profissional de Música de Espinho a dia 14 e, no dia 27, a Orquestra de Jazz de Espinho volta a estar na ribalta, desta vez acompanhada pelo pianista português João Paulo num concerto que nos é apresentado como “uma viagem melódica pelo Portugal antigo – dos Açores à Beira Interior.”



Uncle John’s Band é o mais recente projecto a ser liderado por John Scofield, no qual o veterano guitarrista de Ohio interpreta peças de mestres como Miles Davis ou Bob Dylan ao leme de um trio que fica completo com Vicente Archer (contrabaixo) e Bill Stewart (bateria), formação mais do que pronta para a acção do dia 5 de Novembro. A merecer total atenção nos dias seguintes estão ainda o par de datas cedidas ao festival itinerante Misty Fest — o pianista alemão Hauschka (dia 18) e o compositor belga Wim Mertens (dia 19) são os nomes escolhidos para a passagem do certame pela sala de Espinho — e o espectáculo em torno de Drum Solo, levado a cabo por Matthew Herbert & Julian Sartorius. Não esquecer o ciclo de palestras Ressonâncias e Vibrações, que ao longo de quatro sessões dividas por todo o mês vão colocar Rui Miguel Abreu a dissecar o presente quadro da música urbana portuguesa contemporânea.

Antes do ano findar, a não perder está a passagem do cantor germano-americano Theo Bleckmann, nome detentor de vários prémios e uma nomeação para os GRAMMYs, ele protagonizará uma nova parceria em palco com a Orquestra de Jazz de Espinho no dia 1 de Dezembro. Já Kandace Springs, vocalista de Nashville, Tennessee, terá ao seu lado a Orquestra Clássica de Espinho num espectáculo duplo dedicado a Lady in Satin, de Billie Holiday, marcado para os dias 15 e 16 de Dezembro.

Toda a programação e informação relativamente à bilheteira pode ser consultada através da página do Auditório de Espinho.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos