pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Andile Buka
Publicado a: 11/05/2022

Entre a África do Sul e o Reino Unido.

Tumi Mogorosi regressa aos álbuns com Group Theory: Black Music

Texto: ReB Team
Fotografia: Andile Buka
Publicado a: 11/05/2022

Tumi Mogorosi volta a assumir a função de líder de banda num novo longa-duração, Group Theory: Black Music, que será alvo de uma edição conjunta entre a Mushroom Hour e a New Soil a 8 de Julho.

Há oito anos, o baterista sul-africano ingressava na sua primeira viagem além-fronteiras com Project ELO, trabalho em nome próprio editado pelo selo britânico Jazzman. Influenciado tanto por lendas do seu país — com Louis Moholo-Moholo, Makaya Ntshoko e Ayanda Sikade à cabeça — como pelos mestres da escola americana — dos quais se destacam Elvin Jones, Max Roach e Art Blakey — o talento de Tumi Mogorosi não tardou a dar nas vistas entre a efervescente cena jazz que se tem feito sentir a partir do Reino Unido durante a última década.

Nos anos que se seguiram após o lançamento de Project ELO, o músico e compositor integrou o Amandla Freedom Ensemble e o trio The Wretched, mas foi ao lado de Shabaka Hutchings que mais se notabilizou, ao contribuir para Wisdom Of Elders e We Are Sent Here By History, os dois discos editados enquanto Shabaka And The Ancestors.

No regresso à posição de bandleader, Mogorosi quer recordar o início da sua própria jornada na música, que se deu através do canto. O jazz de fusão do baterista de Joanesburgo — esculpido com a ajuda de Andile Yenana, Dalisu Ndlazi, Gabi Motuba, Lesego Rampolokeng, Mthunzi Mvubu, Reza Khota, Siya Mthembu e Tumi Pheko — alcança níveis mais elevados de espiritualidade graças a um coro de 10 vozes, conduzido por Themba Maseko e com presença assegurada em cada um dos 11 temas que compõem Group Theory: Black Music — “The Fall” é, para já, o único disponível para escuta antecipada.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos