The xx no Super Bock Super Rock 2018

[FOTO] Direitos Reservados

O Super Bock Super Rock acaba de confirmar os The xx no cartaz da edição do próximo ano. Depois do anúncio da subida de divisão de Slow J ainda durante a edição de 2017, a banda britânica, que actua no dia 19 de Julho no Palco Super Bock, assume a condição de primeiro grande nome internacional no cartaz do festival lisboeta.

Silêncio, paz e espaço são três palavras que associamos facilmente à música criada por Romy Madley Croft, Oliver Sim e Jamie xx. No entanto, o estrondo que o seu álbum de estreia xx causou no universo musical foi massivo: por exemplo, chegaram a platina no Reino Unido e ganharam o Mercury Prize de 2010.

Num universo pós-Untrue – álbum de Burial editado em 2007 – , os The xx mostraram-nos uma teia sónica com ramificações no r&b americano de Aaliyah – Sim é uma grande fã da malograda cantora – ou no “sussurrar” dos Massive Attack. Um “pequeno monstro” que seria obrigado a sair das salas pequenas e escuras para ganhar outra dimensão nos grandes palcos. E se Coexist ainda carregava a bandeira do minimalismo do primeiro longa-duração, o terceiro disco, I See You, é uma peça que reflecte a mudança de estado de espírito de um trio que deixou de fazer música em circuito fechado.

A relação do grupo com Portugal é longa e produtiva: actuaram sete vezes em Portugal – a última vez aconteceu na edição deste ano do NOS Alive – e, em 2013, criaram e organizaram um festival, Night+Day, em Lisboa.

O Super Bock Super Rock regressa ao Parque das Nações, em Lisboa, nos dias 19, 20 e 21 de Julho.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team