pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Ricardo Branco
Publicado a: 03/07/2023

Agora sem medos.

“Talha Dourada” aproxima novo disco de Filipe Sambado

Texto: ReB Team
Fotografia: Ricardo Branco
Publicado a: 03/07/2023

O novo disco de Filipe Sambado, Três Anos de Escorpião em Touro, vê revelado o seu primeiro single, “Talha Dourada”.

Depois de “Mau Olhado” ter servido de prenúncio ao sucessor de Revezo (2020), a artista mostra em “Talha Dourada” um vislumbre do que será o seu próximo trabalho a solo, projectado para sair a 29 de Setembro — um álbum que versa sobre os últimos três anos, determinantes para a redefinição, não só artisticamente, mas sobretudo a nível pessoal, de Sambado.

Sobre o primeiro lançamento oficial de Três Anos de Escorpião em Touro, que volta a contar com BejaFlor e Rodrigo Castaño em regime de co-produção, conta-nos a autora em discurso directo:

“Os primeiros versos foram escritos num flex de heroísmo confrontacional, virado para um tu coletivo e abstrato, que são: os quadrilheiros; a fina talha dourada, a areia que feria a pele num dia de vento na Praia do Porto de Mós em Lagos. Nunca há vento no lado direito das rochas, mas nesse dia havia e agitava a capa, dum intrépido herói. O meu sobrinho Duarte lutava contra a toalha, que se atiçava contra a sua cara. Acho que na infância toda a heroicidade se imagina mais imperturbável, invencível, musculada e perfeita. O esvoaçar da capa devia ser sempre ordenado e ondulante, para um dos lados e nunca a tapar a vista. Ao longo dos três anos de criação deste disco permiti-me ir a um número infindável de soluções, que podem ir duma simplicidade sintética ao Rococó e dar às canções a vida própria que elas merecem. Quis ser sempre extra e assumir os significados, ilustrar as imagens, impor o risco de sobrecarregar e entulhar, criando e reconstruindo. Os aspectos sónicos e sonoplásticos acompanham a composição e a interpretação, na procura pela intensificação sensorial do texto cantado e do texto musical. O vídeo procura na mesma linha, pela transdisciplinariedade da comunicação, ampliar os códigos e a memória das imagens.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos