pub

Publicado a: 24/06/2016

Sumol Summer Fest: Quatro argumentos para rumar à Ericeira

Publicado a: 24/06/2016

 

O Sumol Summer Fest está de volta hoje e amanhã com um cartaz que vai fazendo a mudança gradual de reggae para hip hop. O ano passado tivemos o melhor concerto de sempre na Ericeira via Chance The Rapper, agora uma super-estrela do hip hop internacional, e esta edição contamos com Azealia Banks, o segundo dia do Sumol Remix Sound Academy ou Regula e Jimmy P para trazer a cultura ao festival à beira-mar plantado.  

 


 

[SUMOL REMIX SOUND ACADEMY]

A tenda electrónica é um dos pontos de maior interesse no festival realizado na Ericeira e é importante olhar para os nomes que vão passar por lá. O primeiro dia é pontuado pela electrónica com sangue africano e sul-americano. A equipa Enchufada oferece 3 dos 4 jogadores que actuam por esta “selecção” no dia 24 de Junho: Marginal Men, RIOT e Rastronaut, sendo DJ Nigga Fox o representante da Príncipe Discos no Sumol Remix Sound Academy. Uma noite que certamente será marcada pela música capaz de levar ao limite o corpo humano através do bass e dos exercícios rítmicos de grau elevado.

Hip hop para todos os gostos no segundo e último dia do festival. O concerto de Slow J é mais uma oportunidade de vê-lo a tocar canções do seu fantástico EP de estreia, mas também de o ouvir a testar novas faixas que irão aparecer no seu álbum. Na complexa arte de ser DJ, DJ Big e DJ Cruzfader são dois nomes a ter em conta: o primeiro vai criando nome através de sets que misturam o novo e o clássico como se fosse tudo do mesmo tempo e é também um dos mais requisitados a nível nacional; o segundo é membro dos icónicos Orelha Negra e produtor com uma das carreiras mais longas do hip hop português. Bispo e Tekilla são os outros dois representantes do hip hop nacional a mostrarem trabalho na Ericeira.

 


 

[AZEALIA BANKS]

Polémica, talentosa e sem medo de sair da esfera hip hop no que toca à sonoridade que vai explorando. Esta é a descrição de Azealia Banks, MC e cantora que nos últimos meses tem passado mais tempo envolvida em polémicas extra-música do que propriamente a ser falada pelo que cria enquanto artista. 2016 trouxe nova mixtape com produções de ilustres como Kaytranada ou Benga e participação de Rick Ross, mostrando mais uma vez que não teme rimar em cima de batidas que por norma não são comuns em produções hip hop – nestes últimos dias lançou uma cover cantada em bom português da “Chega de Saudade”, escrita por Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes e interpretada por João Gilberto. Esta será uma boa oportunidade para conferir a sua real valia, num palco, sem truques e em directo.

 


 

[GABRIEL O PENSADOR]

Boss AC dizia na conversa que saiu recentemente com Sam The Kid na TV Chelas que Gabriel o Pensador tinha sido uma das principais razões para muitos dos rappers que ouvimos hoje em dias se terem dedicado a esta arte. O MC brasileiro não tem a mesma relevância de outros tempos, mas é imperativo respeitar um dos artistas mais importantes do hip hop feito em português. A Ericeira recebeu Gabriel o Pensador em 2012 e em 2016 repete-se a dose para se voltar a ouvir clássicos como “Cachimbo da Paz”, “2345MEIA78”, “Até Quando?” ou “Astronauta”.

 


 

[REGULA]

Um dos MCs mais mal-amados do hip hop nacional é também dos mais requisitado para concertos. Confusos? Regula emergiu de estrela underground (essa palavra faz sentido num micro-organismo como o rap nacional?) para rapper de estrada com álbuns coesos, tornando-o num alvo a abater para os denominados hip hop heads. Casca Grossa pode muito bem ser o seu melhor trabalho até à data e a Ericeira vai recebê-lo pela primeira vez, tendo assim a responsabilidade de apresentar um espectáculo sem falhas.

O MC do Catujal falou recentemente com Rui Miguel Abreu numa entrevista a antecipar o concerto no Sumol Summer Fest, deixando no ar que “vai trazer alguns convidados de que estão à espera e outros que não estão à espera.” Lá estaremos para dar conta das surpresas.

 


pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos