pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Marta Pina
Publicado a: 06/01/2021

Niagara, Vex Ruffin & Fab 5 Freddy e Tom Of England estão entre a selecção musical curada pela editora britânica.

Soul Jazz Records prepara compilação com artistas inspirados pela cena de dança pós-punk

Texto: ReB Team
Fotografia: Marta Pina
Publicado a: 06/01/2021

Two Synths A Guitar (And) A Drum Machine é a compilação com que a Soul Jazz Records inaugura no próximo dia 19 de Fevereiro uma nova série de lançamentos a que atribuiu a designação Post Punk Dance. Aí reunem-se uma série de projectos independentes e contemporâneos que carregam no seu ADN as marcas das experiências musicais realizadas no período pós-punk.

Prensados num duplo LP, os 15 temas escolhidos pela editora britânica mostram-nos os caminhos percorridos por artistas inspirados pelo movimento DIY que fervilhou nos circuitos underground tanto da Europa como da América, e que teve como expoentes máximos grupos como Joy Division, Talking Heads, Bush Tetras, Arthur Russell, Cabaret Voltaire ou Can.

O nome que mais salta à vista neste alinhamento é o dos Niagara, prolífico trio lisboeta que tem editado material a um ritmo fulminante através da sua ASCENDER e que, no ano passado, regressou ao catálogo da Príncipe Discos com Pais & Filhos. “Ida”, revelada pela primeira vez em Comboios, é a música do grupo que a Soul Jazz escolheu para integrar este Two Synths A Guitar (And) A Drum Machine. Por lá vão poder encontrar também gente como Vex Ruffin & Fab 5 Freddy, Tom Of England, Automatic, New Fries, Toresch ou Susumu Makai, responsáveis por transportar essa herança do post-punk para correntes artísticas mais actuais como o hip hop, a electrónica avant-garde e a cultura de rave.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos