pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/09/2019

Este trabalho inclui participações de Mike Piggott nos arranjos de cordas e no violino e de Sam Creer no violoncelo.

Smith & Mudd homenageiam Holger Czukay com álbum para a KPM

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/09/2019

A dupla Smith & Mudd, responsável pela editora Claremont 56 e apontada como representação máxima do espírito baleárico na música, prepara-se para ver Tea With Holger lançado através da editora Be With.

A Be With Records lançou em 2018 um ambicioso programa de reedição de clássicos de library music tendo re-apresentado ao presente 10 títulos dos históricos catálogos da KPM e da Themes International, incluindo álbuns da autoria de compositores como Nick Ingman, Keith Mansfield, John Cameron ou Brian Bennett e Alan Hawkshaw. Aos 10 títulos, a Be With ainda acrescentou Full Circle, um novo álbum da autoria do organista Alan Hawkshaw e do baterista Brian Bennett, resultado directo do renovado interesse de que a Library Music tem sido alvo nos últimos tempos.

Já este ano, a Be With prosseguiu com o seu programa de reedições de material da KPM lançando mais quatro títulos da clássica série 1000, a mais cobiçada entre os coleccionadores das edições originais desta editora. Os discos em causa carregam a autoria de Alan Hawkshaw, John Cameron, Keith Mansfield e Alan Parker.

Percebendo que a sua música tem prolongado os seus efeitos e influências no presente, a KPM, que se mantém em actividade lançando música pensada para ilustrar documentários, filmes, publicidade e outros conteúdos, criou a série contemporânea KPM Shorts para a qual tem convidado artistas como Hannah Peel, Pulled Apart By Horses, Baron Mordant, Gazelle Twin, Kid Loco ou, entre outros, The New Mastersounds. E, claro, agora também a dupla Smith & Mudd.

Estas edições na KPM Shorts são normalmente apenas digitais e limitadas ao universo profissional de quem usa música para sincronizar com o mais variado tipo de imagens. Mas a Be With Records licenciou para edição em vinil a entrada de Smith & Mudd no catálogo da KPM Shorts.


Be With Records * Smith & Mudd Tea With Holger LP

It seems KPM have long been fans of Smith & Mudd and, after being introduced to each other by mutual friend Andy Allday, the peerless Balearic maestros were invited to contribute to the library label’s digital-only “Album Shorts” project. The results are predictably wonderful.


Paul “Mudd” Murphy criou a Claremont 56 em 2007 e a editora, que além de música de Smith & Mudd editou também discos de Sean P, Mark Seven, Lexx e outros artistas, tornou-se o último porto de abrigo para o lendário Holger Czukay, baixista dos Can e autor de uma reverenciada discografia a solo. Além de relançar o álbum A Good Morning Story, a Claremont 56 ainda reeditou material clássico avulso de Holger Czukay, enquadrando as suas visionárias produções numa série de maxis lançada entre 2009 e 2012.

Após terem sido desafiados pela KPM para criarem um álbum de library music com tons baleáricos, Ben Smith e Paul Murphy não hesitaram em torná-lo numa homenagem ao cúmplice Holger Czukay, falecido em 2017. Este álbum que a Be With se prepara para lançar em vinil deve o título, Tea With Holger, às infindas horas que a dupla passou com o músico alemão no estúdio Inner Space dos Can, muitas delas passadas a ouvir histórias e a beber chá de vários cantos do mundo. Desses encontros nasceu ainda o projecto Bison em que além de Smith, Mudd e Cuzkay participava também Ursa Major, a mulher do malogrado membro fundador dos Can.

“Olhando para trás, foi incrível podermos passar parte das nossas vidas com o Holger num dos sítios mais mágicos que conhecemos, o Inner Space Studio. Temos as nossas memórias e, claro, o álbum de Bison que fizemos com ele. Mas para honrar o tempo que passámos ao seu lado, quisemos dedicar-lhe um álbum chamado Tea With Holger. Os títulos das faixas são uma homenagem a esse tempo”, escreve-se na apresentação do álbum na página oficial da Be With, citando a dupla.

Gravado ao longo de vários anos em Londres, Margate e Gorthleck, um lugar nas Highlands escocesas que, aliás, deu título ao mais recente álbum da dupla, este trabalho inclui participações de Mike Piggott, que tocou com a lenda Bert Jansch, nos arranjos de cordas e no violino, e de Sam Creer no violoncelo. Muita da música, explica o duo, resulta de improvisos, método que Czukay também usava com frequência. Smith & Mudd descrevem o álbum, à boa maneira library, como contendo “temas baleáricos, incluindo brisas soul, melodias cheias de sol, pianos quentes e cordas arrebatadoras”.

Tea With Holger, da autoria de Smith & Mudd, sai em vinil pela Be With Records no próximo dia 27 de Setembro.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos