Na próxima sexta-feira, dia 18 de Julho, o Ciclo Cidade Escura arranca com mais uma série de espectáculos no Cine-Teatro Turim, em Benfica, Lisboa, com uma atuação das redoma, acompanhadas em palco por João Dias (trompete) e Diana Gil (vídeo e coros). O concerto está agendado para as 21h30 e contará com a apresentação do seu novo álbum, santos da minha mente, editado em Março passado pela Biruta.
redoma, dupla formada por Carolina Viana (também conhecida pelo projeto a solo MALVA), e Joana Rodrigues, é reconhecida como uma das principais referências actuais na música alternativa do Porto. Desde a sua formação em 2017, o par tem conquistado destaque pelo seu estilo único de comunicação musical, primeiro com o EP parte (2022), considerado um manifesto existencialista com uma original abordagem ao rap de ritmo desconstruído. O tema “condição” desse trabalho foi seleccionado para a compilação Novos Talentos Fnac 2022 e recebeu menção honrosa nos prémios NTF. Em 2025, redoma lançaram o seu álbum de estreia, santos da minha mente, que aborda de forma satírica as condições da existência humana e esteve em destaque por cá sob a forma de uma entrevista às suas autoras.
O Ciclo Cidade Escura mantém uma programação que oscila entre o introspectivo e o experimental, promovendo um espaço de encontro onde artistas consagrados e emergentes reflectem sobre a cidade de Lisboa sob uma nova perspectiva. Após edições que tiveram nomes como Pedro Puppe, Sallim, Éme e A Sul, o ciclo contará agora com apresentações de Inóspita (12 de Setembro), Flak (17 de Outubro), Esteves & Vitorino Voador (14 de Novembro) e Minta & The Brook Trout (19 de Dezembro).