Sexta-feira farta: novos trabalhos de Vince Staples, Metro Boomin, Swizz Beatz, Takeoff, Rosalía, Styles P, H.E.R., Yung Lean, Dope Saint Jude, Bones e Dumbfoundead

[FOTO] Sandy Kim

Hoje, os lançamentos espelham o óptimo momento de forma que vivem as sonoridades urbanas, algo que se regista tanto nos casos de maior popularidade como naqueles de quem ainda procura o seu próprio lugar no meio de toda a oferta que o mercado alberga.

O destaque desta sexta-feira vai, claro, para Vince Staples: lançou um projecto que conseguiu, por exemplo, uma das poucas — mas deliciosas — “barras” exclusivas de Earl Sweatshirt. Logo a seguir, dois produtores de créditos firmados na indústria: Metro Boomin e Swizz Beatz têm ambos um novo disco nas ruas.

Takeoff, dos Migos, estreia-se num LP a solo e Rosalía confirma todo o seu potencial em El Mal Querer. H.E.R. e Dope Saint Jude são as outras duas vozes femininas que entram na lista. O veterano Styles P assina a quarta edição deste ano e Dumbfoundead, que também tem vários anos “disto”, Bones e Yung Lean encerram a primeira sexta-feira farta de Novembro.

 


[Vince Staples] FM!

Onde está Vince Staples? A resposta a esta pergunta é o principal propósito para FM! ver a luz do dia, um projecto curto e descontraído, servido como uma espécie de curadoria numa qualquer estação de rádio. Três temas a solo, três interlúdios e cinco colaborações mostram-nos um período de experimentação entre Vince e Kenny Beats, o principal produtor de FM!. Jay Rock, E-40, Ty Dolla $ign, Kamaiyah, Buddy, Kehlani e Vonnie colaboram no disco, que conta também com “brindes” de Tyga e Earl Sweatshirt.

 


[Metro Boomin] Not All Heroes Wear Capes

Nem todos os heróis vestem capas, tal como nem todos os produtores gozam do estatuto e da influência que Metro Boomin tem no hip hop à escala global. Travis Scott e 21 Savage funcionam como pivôs no álbum do super beatmaker de Atlanta, amealhando vários versos no decorrer do projecto e abrindo o caminho até chegarmos a convidados como Drake, Young Thug, Gucci Mane, Offset, Kodak Black, Swae Lee ou Gunna.

 


[Swizz Beatz] POISON

Com a promessa de mais três projectos a caminho, Swizz Beatz dá arranque a uma série de edições com POISON, o segundo álbum a solo na carreira e, sem dúvida, o mais ambicioso dos dois. Apesar de se tratar de um produtor consagrado, AraabMUZIK e Bink! surgem em seu auxílio na tentativa de formar o melhor conjunto de temas possíveis, até porque os convidados assim o exigem: Lil Wayne, Kendrick Lamar, Young Thug, 2 Chainz, Giggs, Nas ou Jadakiss causam o arrastão verbal de POISON.

 


[Takeoff] The Last Rocket

Se Quavo e Offset gozam da maior fatia de popularidade dentro do trio dos Migos, Takeoff vem agora provar o seu valor a solo e, consequentemente, procurar um maior reconhecimento por parte das massas. The Last Rocket é o disco de estreia que teve de “esperar” pela entrada no mercado — Quavo Huncho saiu recentemente. DJ Durel, Murda Beatz, TM88, Wheezy ou Cassius Jay ajudam-no nessa importante missão de desenvolver o melhor LP possível, que tem Takeoff como personagem central, sem grandes features que o possam “tapar”. Apenas Quavo e Dayytona Fox participam com versos em The Last Rocket.

 


[Rosalía] El Mal Querer

Depois de entrar de rompante ao som do flamenco e ao lado de Raül Refree, Rosalía está, neste momento, numa clara posição de destaque no seio da pop internacional. “Malamente” colocou toda a gente a dançar — o ReB não foi excepção — e serviu de apresentação para El Mal Querer. O novo projecto de Rosalía tem El Guincho na produção e C. Tangana — rapper com carreira sólida em Espanha — no auxílio da escrita de vários dos temas.

 


[Styles P] Dime Bag

Talvez embalado pela colaboração em POISON — a par de Kendrick Lamar e Jadakiss, companheiro de longa data nos The LOX — o veterano Styles P aproveitou o dia para assinar o quarto lançamento do ano. Dime Bag sucede a G-Host e Nickel Bag — o rapper também dividiu um disco com Dave East.

 


[H.E.R.] I Used To Know Her – Part 2

Sem recorrer a convidados, H.E.R. juntou uma luxuosa equipa de produção no segundo episódio da série I Used To Know Her: T-Minus pertence à OVO Sound e, além de Drake, Kendrick Lamar, J. Cole e Lil Wayne já recorreram às suas batidas; Flippa pode gabar-se por ter o seu nome creditado em To Pimp A Butterfly, tendo também trabalhado com Rihanna, Miguel e Jay Rock; Dernst “D’Mile” Emile II trabalhou para Ty Dolla $ign e para os The Carters; Bēkon tem o seu nome cravado em DAMN. e Ctrl; Rodney Jerkins, Craig Balmoris e The Donuts também preenchem a lista de produtores deste I Used To Know Her – Part 2, editado pela RCA Records.

 


[Yung Lean] Poison Ivy

Yung Lean já nos tinha acenado este ano com alguns temas soltos e o duplo single Crash Bandicoot & Ghostface/Shyguy. Em Poison Ivy, o rapper sueco regressa ao formato de mixtape juntamente com White Armor, produtor frequentemente associado à sua música. Editado em 2017, Stranger foi o último álbum de originais lançado por Yung Lean.

 


[Dope Saint Jude] Resilient

Depois de anunciar Resilient com o videoclipe de “Grrrl Like”, Dope Saint Jude edita o EP composto por cinco temas. Sem registar qualquer convidado, Pete Boxsta Martin é o produtor que acompanha a MC sul-africana no seu segundo projecto de originais.

 


[Bones] TheManInTheRadiator

O tempo passa mas Bones mantém-se fiel à sua imagem de marca, ele que tem habituado os seus ouvintes a vários lançamentos por ano. Em Agosto já nos tinha dado LivingSucks, depois de, em parceria com o habitual colaborador Cat Soup, ter editado Augmented em Abril. TheManInTheRadiator é o novo LP a sair com a chancela da sua TeamSESH.

 


[Dumbfoundead] Cafe Bleu

Apesar de estar inserido nesta nova vaga de artistas com descendência asiática que estão a ganhar um lugar no mainstream, Jonathan Park já anda nas lides do hip hop desde o início do milénio. Com origem no battle rap — a sua participação no King Of The Dot foi a mais batalha assistida no YouTube em 2015 e soma 9 milhões de plays — Dumbfoundead tem-se aproximado do que melhor se faz nos Estados Unidos da América, edição após edição. Cafe Bleu situa-o na sonoridade que está a tomar conta de Chicago e é editado pela sua BORN CTZN.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team