pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/07/2023

Pesos-pesados da batida.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Tony Allen & Adrian Younge, Conway The Machine ou Little Dragon

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/07/2023

Verão como te amamos. Mesmo que faça de nós baratas tontas à caça de tudo o que são festivais, concertos e potenciais entrevistas com artistas que admiramos, esta é, de facto, a melhor altura do ano para quem vive e respira música. Mas apesar de ser uma temporada que requer mais trabalho no campo do que propriamente no escritório, os lançamentos não tiram férias e o radar não pode deixar de funcionar nunca. Na primeira sexta-feira do mês de Julho, destacamos por cá quatro discos que reunem jazz, electrónica e hip hop nas suas diferentes faces — propostas à primeira vista diferentes, mas que encontram semelhanças na sua ligação umbilical com a batida.

Para os que apreciam menus alargados e arriscam em ir além das sugestões do chef, podem ainda degustar os pratos assinados por Rossana (The Entertainer), Vaiapraia, Maria Inês Gonçalves & Pedro Gonçalves (Dildotectónica (Original Soundtrack)), Brian Blade & The Fellowship Band (Kings Highway), D-Block Europe (DBE World), Alice Phoebe Lou (Shelter), A$AP TyY (1840 LEX), Aluna (MYCELiUM), Dominic Fike (Sunburn), GRIP (STILL (Five & A F*** You)), LUCKI (s*x m*ney dr*gs), AJ Suede (Ark Flashington), Rauw Alejandro (PLAYA SATURNO), The Musalini & 9th Wonder (Don & Eye 2), PJ Harvey (I Inside the Old Year Dying) e Reese LAFLARE & DJ Drama (Diva Vol. 4). Ora sirvam-se.


[Tony Allen & Adrian Younge] Tony Allen JID018

Um verdadeiro mestre na arte do “baterismo”. Assim será para sempre recordado Tony Allen, lendário músico nigeriano que partiu para outro plano de existência a 30 de Abril de 2020. O pioneiro do afrobeat já tinha tido direito a um álbum póstumo (There Is No End veio recheado de interessantes e nada óbvios convidados) e, pelos vistos, há mais registos em arquivo prontos para ver a luz do dia. Hoje foi a vez de Allen inscrever o seu nome na 18ª entrada da série de lançamentos levada a cabo pela Jazz Is Dead e o disco, um conjunto de 8 faixas, coloca o baterista que fez escola na banda de Fela Kuti ao lado de Adrian Younge, um dos fundadores do selo de Los Angeles.

 

[Conway The Machine] Conway The Machine Presents: Drumwork The Album

Com a ascensão da Griselda Records e dos seus três membros nucleares, é natural que a árvore tenha direito a ver nascer outras ramificações que passam a abranger ainda mais artistas. No caso de Conway The Machine, Drumwork Music Group foi a casa editorial que fundou há três anos, contando com o apoio da EMPIRE na distribuição. Depois de assinalados os primeiros lançamentos de trabalhos a solo, chega agora a vez dos MCs do colectivo e seus afiliados darem a cara numa compilação — 7xvethegenius, Jae Skeese, Benny The Butcher, Rome Streetz, D Smoke, 38 Spesh e, claro, Conway são alguns dos nomes que constam na ficha de créditos.


[Little Dragon] Slugs of Love

O romance é algo pegajoso capaz de fazer colar pessoas umas nas outras. Com largos anos de história juntos, os Little Dragon chegaram à fase de Slugs of Love e os seus quatro membros parecem estar mais entrosados do que nunca. Não será por acaso que há três anos assinaram pela prestigiada Ninja Tune para editar New Me, Same Us, label à qual regressam hoje com um novo LP que, ao longo de 11 canções, volta a fazer-se valer pela mestria que Yukimi Nagano, Erik Bodin, Fredrik Wallin e Håkan Wirenstrand demonstram para a criação de trilhas synth-pop que não deixam ninguém indiferente nas pistas de dança. JID e Damon Albarn são os dois convidados de peso a marcar presença neste álbum.


[A$AP Twelvyy] Kid$ Gotta Eat

A criançada precisa de alimento, que é como quem diz que é necessário dar a comer às novas gerações umas belas pratadas de bom hip hop. A$AP Twelvyy partilha do mesmo berço com a cultura que representa (Bronx, Nova Iorque) e é um dos membros da A$AP Mob, afamada turma de artistas que tem em A$AP Rocky o seu principal rosto. Apesar do grupo parecer mais afastado do que próximo nos dias que correm, muitos dos seus integrantes continuam a demonstrar valências a solo, e este Kid$ Gotta Eat vem precisamente reafirmar os skills de um rapper que chegou a ameaçar ocupar um lugar de destaque quando, em 2017, se estreou a solo com 12. Mas não é altura de continuar a olhar para trás e, neste seu novo disco, Twelvyy reune 15 faixas bem trabalhadas, que atraíram até contribuições por parte de Roc Marciano, Zacari ou A$AP Nast.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos