É à lei das rimas ritmicamente debitadas sobre batidas que se faz o final desta semana. De Almada ao Porto, de Portugal aos Estados Unidos da América, do mais underground ao radiofónico: esta Sexta-feira farta dá destaque a sete discos de hip hop para todos os gostos.
Mas as propostas não têm de ficar limitadas ao que vão poder ler sobre nesta peça, já que também nos acenaram com propostas válidas LilBoy Bruce (CHAMPANHA), Paulelson (Novo Messi 3), Deedz B (Amar em Silêncio), Sega Bodega (I Created The Universe So That Life Could Create a Language So Complex, Just To Say How Much I Love), 9th Wonder (Zion XI), SWAVAY (No Deluxe), Your Old Droog (Anything Is Possible), Rachel Chinouriri (Little House), The Roots (The Roots Come Alive Too: DYWM30 Live at Blue Note NYC), Kuttybear (Retail Therapy), El Bugg (EL ROSARIO), Papoose (Bars On Wheels: A Journey to Save Hip Hop), Kinji (Thunderhead), CRIMEAPPLE (HANZAI) e yaev (alif).
[TNT] Sprints
Na maratona do hip hop há mais de duas décadas, TNT mostrou que ainda tem pernas para aguentar uns Sprints. O veterano de Almada é incapaz de ficar muito tempo parado e deixa a sua marca neste ano de 2025 com a edição de um novo disco de rap, sucedendo à aventura puramente instrumental de Drums & 35’s (2023). Jay Fella, Maze, Milton Gulli e o estreante Xavi F são os quatro convidados que podemos escutar por entre as nove faixas do álbum, integralmente produzidas por DJ Player, companheiro de viagens anteriores. No dia 7 de Dezembro, TNT apresenta Sprints ao vivo com banda no Bar Cine-Teatro de Corrois, num evento que conta também com um concerto dos GANA.
[MAVI] The Pilot
MAVI encontrou na sobriedade uma forma de ser completamente dono e senhor dos seus destinos. Agora sem outras distracções, o jovem rapper é The Pilot da sua própria nave e brinda ao auto-controlo com uma mixtape inteiramente criada sem recurso a substâncias psicoactivas. Este projecto é também uma espécie de “aquecimento” para algo maior que se avizinha, já que MAVI revelou estar neste momento a preprar o seu álbum de estreia, First in Flight. The Pilot conta com duas mãos-cheias de malhas e alguns features com nomes sonantes das camadas mais alternativas do hip hop, como são os casos de Earl Sweatshirt, Smino, Kenny Mason e MIKE.
[Pink Siifu] ONYX’!
Pink Siifu está um mãos-largas neste ano de 2025. Logo em Janeiro, o camaleónico MC de Birmingham, Alabama, compilou 19 músicas em BLACK’!ANTIQUE, e quando as contas pareciam já fechadas, volta agora nesta recta final para nos fornecer mais uma nova fornada: ONYX’! é o complemento deluxe à edição anterior e pode ser escutado em separado ou na versão conjunta BLACK’!ANTIQUE; ONYX’!, que soma um total de 32 faixas, com Kal Banx, Valee, HiTech ou Turich Benjy a surgirem entre os convidados das mais recentes criações de Pink Siifu. Num comunicado, o artista falou sobre as diferenças entre os dois discos: “Se o original era caótico, este é mais divertido.”
[FERG] Flip Phone Shorty – Strictly for Da Streetz Vol. 1
Anárquico, abrasivo e, em certa medida, experimental, Flip Phone Shorty – Strictly for Da Streetz Vol. 1 marca o regresso de FERG ao formato de mixtape e serve de contraste ao tom instrocpectivo com que o rapper de Harlem, Nova Iorque, tinha abordado o seu último álbum, DAROLD (2024). Com 12 temas que se estendem por 31 minutos de duração, este trabalho destaca-se pelo esforço em alimentar as ruas de novos bangers, recorrendo a produções de Lex Luger ou Taavi Haapala e a colaborações com gente como Lil B, Denzel Curry, Gucci Mane ou French Montana.
[EMMVR] Entre Paredes e Sentimentos EP
Em apenas cinco anos, EMMVR já ostenta um catálogo considerável tanto ao nível da quantidade como da qualidade. Entrou no radar do Rimas e Batidas no ano passado aquando o lançamento do seu álbum de estreia EM MAR e, só em 2025, já colheu parcerias com Trista, Carla Prata e Black Spygo, bem como dividiu Nasci Para Vencer EP com Kimono e ainda se voltou a mostrar em nome próprio com Lost Tapes, um disco de curta-duração onde procurou encontrar pontos de contacto entre o hip hop e o R&B. Ao terceiro projecto do ano, EMMVR vira as atenções para o rap e mostra porque é um dos talentos mais promissores do game nacional neste momento.
[Hit-Boy & Spank Nitti James] Yeast Talkin’
A cada ano que passa, as pilhas de Hit-Boy parecem cada vez mais e mais carregadas. Yeast Talkin’ é o quarto álbum colaborativo a vez a luz do dia com o seu nome assinado em 2025 e o segundo ao lado de Spank Nitti James, eles que já tinham unido esforços no passado mês de Junho para High-Class Wiggler. No novo Yeast Talkin’, a dupla não complica e faz rap pelo rap, sem grandes compromissos ou motivações extra, apenas com o objectivo de relatar o dia-a-dia do seu hustle.
[ben&G] Sem Pressão
ben&G são Rúben Pérola e Manuel Gonçalves, dupla do Grande Porto que tinha coleccionado alguns singles no decorrer deste ano e que se estreia agora no formato de longa-duração com este Sem Pressão. São 12 faixas que nos fazem um retrato sonoro da fusão entre pop e hip hop, a base musical sobre a qual o par nos versa acerca de temas que demonstram alguma vulnerabilidade. Está dado o cartão de visita para mais um projecto a despontar nos campos da nova música portuguesa e o próximo plano passa por fazer essa apresentação em cima do palco: dia 5 de Dezembro, ben&G apresentam Sem Pressão ao vivo no RCA – Radioclube Agramonte, data partilhada com O Simple Mente.