Mais um belo final de semana. Por cá, os GROGNation uniram esforços com Sam The Kid e “Pescoço” antecipa um novo EP do colectivo de Mem Martins com produção integral do veterano de Chelas. Lá fora, Logic antecipou o seu próximo disco com “Confessions of a Dangerous Mind”, uma balada que retrata a ansiedade de quem atinge o estatuto de estrela no hip hop. Mas vamos aos discos, os pratos principais do dia de hoje:
Shlohmo tem um novo LP instrumental, que dificilmente conseguirão catalogar com um género apenas. Electrónica para a cabeça — atmosférica ou concreta — será, talvez a mais abrangente descrição para este The End. No mesmo saco caberá também LP5, o primeiro álbum de Apparat a solo dos últimos seis anos.
Nome com cartas dadas no trap, Rich The Kid lançou hoje o seu segundo álbum pela Interscope Records, que vem servido com uma luxuosa lista de colaboradores. NAV, uma das apostas de The Weeknd na sua XO Records, também mostrou hoje o segundo disco de originais com Bad Habits. Achero é um jovem talento do Lumiar e tem em Tráfico de Rimas o seu primeiro EP, editado numa parceria da LKS com a Big Bit.
[Shlohmo] The End
O novo álbum de Shlohmo aborda a ideia da extinção do planeta Terra, do ponto de vista de quem se encontra descontraído e alheio a tudo, sentado num sofá a fumar um cigarro. É esta a sensação que o produtor procura passar com os 13 temas de The End, carimbados pela sua WeDidIt. O disco não regista qualquer colaboração, embora Shlohmo se tenha recentemente aproximado dos universos de Joji, D33J, Antwon ou Corbin.
[Rich The Kid] The World Is Yours 2
Após inscrever várias mixtapes no seu catálogo, Rich The Kid activou o modo Scarface para o seu disco de estreia — The World Is Yours saiu no ano passado. O segundo capítulo na jornada dos álbuns aterrou hoje, com o rapper de Atlanta a merecer uma nova edição pela Interscope Records. Wheezy, T-Minus, Frank Dukes e Nick Mira estão entre os produtores de The World Is Yours 2, que também alberga versos de convidados como Offset, Young Thug, Big Sean, Ty Dolla $ign, Takeoff, Gunna ou Lil Pump.
[Apparat] LP5
Foram precisos seis anos para que Apparat surgisse com um sucessor de Krieg Und Frieden (Music For Theatre), álbum de 2013. O alemão Sascha Ring esteve desde então focado no projecto Moderat — juntando-se aos também alemães Modeselektor —, que entrou num hiato por tempo indeterminado há dois anos. Foi, no entanto, o trabalho desenvolvido nos Moderat que deu a Sascha Ring as ferramentas necessárias para abordar este LP5, que aterrou hoje no catálogo da prestigiada Mute.
[NAV] Bad Habits
Em Janeiro, NAV ameaçava colocar um ponto final na sua carreira, seguindo as pisadas do amigo Lil Uzi Vert. Tal não aconteceu e não demorou muito até que o canadiano nos oferecesse um novo álbum, após a sua estreia no formato com Reckless, no ano passado. Bad Habits conta com produção executiva de The Weeknd, que carimbou a edição do projecto com o selo da sua XO Records e assinou um verso e um refrão em “Price On My Head”. Meek Mill, Young Thug, Gunna, CuBeatz, WondaGurl, London On Da Track e MoneyMusik também aparecem nos créditos de Bad Habits.
[Achero] Tráfico de Rimas
Directamente do Lumiar, Achero abre a sua conta pessoal de projectos com Tráfico de Rimas, um EP de sete temas com Manifes7o enquanto único convidado. A edição ficou ao cargo da LKS, em parceria com a Big Bit, e engloba o mais recente single do rapper — “Capital do Tchillo” foi apresentado em Fevereiro e contou com produção de ZOO. Para trás ficam “LUMIKING” ou “FALAM”, as primeiras amostras musicais do jovem, que aproveitou o dia para estrear também o videoclipe para “Mesmo Puto”, que tem batida de Beatoven.