pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Lola Banet
Publicado a: 12/04/2024

5 mergulhos.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Nia Archives, Shabaka, Landim ou Future & Metro Boomin

Texto: ReB Team
Fotografia: Lola Banet
Publicado a: 12/04/2024

O termometro está a pedir por uma escapadinha de fim-de-semana. Faça-se a mala, desligue-se o telemóvel e abasteça-se o carro para ir rumo a uma qualquer zona costeira, pois dentro de água é que se está bem. Na viagem não pode faltar música, e nada melhor do que uns quantos discos acabadinhos de sair, ao invés de repetir os clássicos da praxe que já sabemos de cor e salteado. A edição de hoje da Sexta-feira farta oferece destaque a 5 lançamentos que podem muito bem ser a banda sonora de uma viagem para mais tarde recordar, mas há muito mais por aí à solta se o objectivo for manter as colunas ligadas 24/7.

Pedro Mafama (Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente 2.0), Manga Limão (Carungo Groove), Blaya (Raba Rave), Leo Middea (Leo Middea no Estúdio Showlivre (Ao Vivo)), Lójico (You Still Live Here), Lessa Gustavo + Davi Arpak + Vici (Antes Que Vire Carniça), Papisa (Amor Delirio), Rejoicer (This Is Reasonable), Jean Deaux (nowhere, fast), Meshell Ndegeocello (Red Hot and Ra: The Magic City), Dolo Percussion (DOLO 6), Clarissa Connelly (World of Work), Elyanna (Woledto), Lizz Wright (Shadow), Leyla McCalla (Sun Without the Heat) e Caroline Davis & Wendy Eisenberg (Accept When) são mais alguns dos projectos que ajudam a iluminar este 12 de Abril.


[Nia Archives] Silence Is Loud

Jungle em 2024? Está bom e recomenda-se. Nia Archives? A diva lá do burgo. A DJ, cantora e produtora é um dos nomes mais entusiasmantes da presente década a despontar em solo britânico e assinou em 2021 “Forbidden Feelingz”, um inesperado hino que tem feito as delícias dos amantes de breakbeats a altas rotações que agora ganha nova casa em Silence Is Loud, o seu primeiro registo de longa-duração, que chega após os EPs Headz Gone West (2021), Forbidden Feelingz (2022) e Sunrise Bang Ur Head Against Tha Wall (2023). Entre baladas e temas mais selváticos, vai dar para dançar durante dias, tardes ou noites a fio. Se falharam a sua prestação no último Sónar Lisboa, tentem casar as férias de Verão com uma das muitas datas que tem planeadas pelo globo — não se vão arrepender.


[Landim] SOUSA 4L

Como um verdadeiro mercenário, Landim está sempre disponível para disparar rimas em prol de qualquer produtor que tenha bons beats como moeda de troca. Neste caso, foi Sousakonthetrack quem o levou a alistar-se uma vez mais nas fileiras do rap de rua e juntos calibraram 17 faixas num disco com selo Big Bit Música. SOUSA 4L oscila entre vibes de trap e drill e ainda traz reforços: Harley KSD, Singa, Panurama KSD e Txiko Sampa são os convidados creditados no projecto.


[Shabaka] Perceive its Beauty, Acknowledge its Grace

Shabaka Hutchings é tudo menos novo nestas andanças, mas só agora, após algumas mutações, chega ao primeiro registo em LP a solo. O homem que escutámos a soprar trovões através do saxofone em bandas como Shabaka And The Ancestors, Sons Of Kemet e The Comet Is Coming navega hoje ao sabor da brisa através da flauta e aposta num tipo de jazz mais ligado à espiritualidade. Perceive its Beauty, Acknowledge its Grace é editado pela histórica Impulse! Records, contém 11 temas e está recheado de vários outros talentos na ficha técnica, com André 3000, Moses Sumney, Floating Points, Laraaji ou até mesmo E L U C I D à cabeça.


[Future & Metro Boomin] WE STILL DON’T TRUST YOU

São duas horas e meia de música nova em menos de um mês por parte desta infalível dupla formada por Future e Metro Boomin. WE STILL DON’T TRUST YOU sucede a WE DON’T TRUST YOU naquilo que, mais do que um par de discos, mais parece uma saga de novela mexicana. Depois de Kendrick Lamar ter feito estremecer as placas tectónicas com a sua prestação em “Like That”, desta vez são The Weeknd e A$AP Rocky que parecem direccionar algumas palavras a Drake de forma subliminar, tendo ainda J. Cole, um dos visados por K.Dot na controversa faixa, mudado para o outro lado da trincheira, assistindo agora os dois artistas de Atlanta em “Red Leather”. WE STILL DON’T TRUST YOU é mais um bom disco de trap para manter em rotação, mas acima de tudo, parece ser também mais um jerrican cheio de combustível atirado para uma fogueira que pode muito bem vir a gerar labaredas maiores nos tempos que se avizinham.


[Baby Rose & BADBADNOTGOOD] Slow Burn

Uma voz promissora da soul junta-se a uma das bandas de jazz mais adoradas do planeta num disco perfeito para assistir a pores-do-sol mais rosados. Baby Rose tem vindo a somar um bom número de interessantes créditos — já alinhou ao lado de Bas, Ari Lennox, Big K.R.I.T. ou BLK ODYSSY — e conta agora com os BADBADNOTGOOD na retaguarda ao longo de um projecto inteiro. Slow Burn é uma ode ao cancioneiro afro-americano, contendo 6 sedosas canções plenas de sentimento, tal como manda a lei imposta pelos grandes clássicos do R&B.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos