pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Joanna Correia
Publicado a: 05/12/2025

Resistência, consistência e superação.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de L-ALI, BLOQO, DJ Narciso, redveil, Mary Jane ou Erick Sermon

Texto: ReB Team
Fotografia: Joanna Correia
Publicado a: 05/12/2025

O final desta semana veio carregado de histórias. Desde os MCs nacionais que elevam a fasquia a cada lançamento, passando por uma dupla de produtores cuja união de esforços era inevitável, uma lenda do hip hop que regressa aos discos com uma proposta arrojada ou até mesmo o filho de um rapper consagrado que procura o seu próprio lugar à mesa. Entre resistência, consistência e superação, são oito os discos que hoje deixamos aqui em destaque.

Liguem-se à nossa antena nos parágrafos que se seguem e se precisarem de ir mais além, não se esqueçam que também há novidades de Vaarwell (3am on the northern line), BISTEK TOE (MESCLA RITUAL), MOR3NO (Só Volto Amanhã), Mizzy Miles (FIM DO NADA DELUXE), pedronumb (CERTIFIED OKAY OKAY HOOD CLASSICS), Homeboy Sandman (These Titles Are Getting Pretty Silly AKA Can’t Sell 4), The Game & DJ Drama (Gangsta Grillz: Every Movie Needs A Trailer), Lil Baby (The Leaks), Ben Marc (Who Cares Wins), Peter Evans & Mike Pride (A Window, Basically), Karri (SLIDER II), Milk & Bone (A Little Lucky), Skyzoo (Views of a Lifetime), Jane Remover (), Ozuna & Beéle (Stendhal), Greg Spero (POP-OLOGY), Out Of/Into (Motion II), dälek & Charles Hayward (HAYWARDxDÄLEK), TM88 (F.I.L.A. 25 (Forever I Love Atlanta)), Alison Wonderland (GHOST WORLD), Oscar Jerome (The Spork), Anna of the North (Girl In A Bottle), Isobel Waller-Bridge (Objects), Melody’s Echo Chamber (Unclouded), The Deep (KPOP B!TCH), TEED (Always With Me), HTRK (String of Hearts (Songs of HTRK)) e Vários Artistas (Passages: Artists in Solidarity With Immigrants, Refugees, and Asylum Seekers).


[L-ALI] Nada Temas, Nada Temos A Perder

Já lá vai o tempo em que L-ALI era um artista Raramente Satisfeito. Agora sem quaisquer receios, aquilo que cria em estúdio vê a luz do dia com muita mais facilidade, como prova o seu output dos últimos quatro anos, que nos tem chegado a uma velocidade capaz de rivalizar com o seu prolífico início de carreira. Nada Temas, Nada Temos A Perder é o título do seu novo álbum e pode muito bem ser o mote para esta fase que L-ALI atravessa, mais crente nos resultados do seu ofício e sem medo de os expor ao público, por mais diferente ou “estranho” que possa soar comparativamente àquilo que se vai criando musicalmente no nosso país. Em 17 faixas — produzidas por si ou por camaradas como Lunn, Miguele ou Kidonov — mostra-nos porque é já muito redutor catalogá-lo como sendo apenas um artista de hip hop, pois a sua veia criativa é bem capaz de o levar a muitos outros lados, da electrónica à pop. JÜRA e Herlander são as únicas duas vozes convidadas para este ritual de amadurecimento.


[BLOQO] Floowrk EP

Os percursos de Branko e Pedro da Linha têm-se cruzado por inúmeras vezes. O primeiro é um autêntico veterano da cena electrónica portuguesa, com uma carreira individual sólida e um legado enorme deixado nos Buraka Som Sistema. O segundo é uma espécie de pupilo de Branko, que começou a dar nas vistas na Enchufada mas é hoje um produtor consagrado que não vive na sombra de ninguém. Apesar de já terem colaborado várias vezes, só agora criam um projecto inteiro pensado a dois, BLOQO, que hoje se estreia com este Floowrk EP. Apesar dos estilos distintos que têm marcado as suas músicas a solo, nesta parceria aproveitam para espairecer e pisar outros territórios que comunicam de forma mais directa com as pistas de dança. São apenas três temas, mas com batidas suficientemente fortes para vos fazer levantar da cadeira.


[DJ Narciso] DENTRO DE MIM

A britânica SVBKVLT fecha o seu ciclo editorial de 2025 com um nome de peso do panorama das batidas made in Lisboa. DJ Narciso, um dos mais activos nas turmas RS Produções e Príncipe Discos, aproveita a oportunidade para nos dar aquele que é já o seu quinto disco deste ano. Lançar a um ritmo destes é obra e vai muito ao encontro do título que deu a primeiro EP que editou em 2025, A Música Me Mantém Vivo. Desde então mostrou-se Diferenciado, rubricou um Capítulo Experimental e ainda nos deu a saber o que acontece QUANDO EU PEGO NO MIC. Em DENTRO DE MIM promove uma viagem às profundezas do seu ser, oferecendo-nos um conjunto de reflexões acerca de episódios da sua vida traduzidas em beats cheios de ginga.


[redveil] sankofa

Passo a passo, edição a edição, redveil tem crescido a olhos vistos e é hoje uma das principais vozes por entre os artistas emergentes que têm surgido no hip hop. Sem máscaras nem artifícios, o jovem rapper e produtor faz da arte um espaço para reflectir sobre a vida, permitindo-lhe analisar minuciosamente as suas raízes e daí fazer estender uma passadeira à sua frente para que cada passo futuro seja mais firme. Em sankofa, redveil volta a dar-nos uma valente lição de autenticidade, prova de que mais vale ser real do que procurar ser igual a outra coisa qualquer que já existe. É rap maduro que não olha à monetização fácil, mas sim à riqueza que cada espírito pode auferir.


[Mary Jane] CÁ DENTRO

Já foi talento em bruto, mas hoje tem o skill e a guidance necessários para ser mais certeira do que um campeão de dardos. Lapidada por Beiro, produtor executivo de todo o projecto, Mary Jane mostra o que há CÁ DENTRO num novo EP, o segundo nas suas contas, depois de Mary Jane, wassup!? em 2023. Há vestígios de trap, R&B, drill ou jersey club nestes oito temas da MC portuense, que passa com distinção em qualquer teste sonoro graças a uma lírica que é tão sincera quanto apurada. Maudito e UEST. aparecem enquanto convidados neste projecto.


[Erick Sermon] Dynamic Duos

A voz de Denzel Washington na intro e no outro podia muito bem ser o ponto alto deste regresso de Erick Sermon às edições, mas a lista de colaboradores é bem capaz de deixar qualquer um de queixo caído: Conway The Machine, Method Man, Cypress Hill, The Game, Snoop Dogg, Heltah Skeltah, Salt-N-Pepa e até mesmo os EPMD (o histórico conjunto do qual o próprio Sermon fez parte) ajudam a dar vida às várias participações de luxo que Dynamic Duos oferece. O título da obra não é difícil de descodificar e nasce da vontade do lendário rapper e produtor em homenagear o formato das duplas ao microfone.


[Infinite Coles] SweetFace Killah

Inspirado pela comunidade queer e pela cultura ballroom, Infinite Coles assume-se como SweetFace Killah neste novo trabalho. Se o título vos soa familiar, provavelmente estão a ir no raciocínio certo: Infinite Coles é filho do lendário Ghostace Killah, mas a relação entre ambos não tem estado em bons termos, conforme percebemos em algumas das faixas do disco. Entre o rap e o R&B, o artista encontrou um espaço onde pode ser musicalmente ousado e afirmar-se como mais uma voz activa na defesa dos direitos LGBTIQ+.


[Big K.R.I.T.] Dedicated To Cadalee Biarritz

Big K.R.I.T. é um dos MCs contemporâneos que mais ajuda a manter viva a chama da essência do rap do sul-americano. Do flow acrobático à escolha dos beats, passando pelas tonalidades roxas com que tinge a capa do projecto: nada o faz descuidar-se quanto às suas origens e este Dedicated To Cadalee Biarritz encaixa que nem uma luva na sua discografia. São 17 faixas quase todas a solo, à excepção de duas que contam com a participação de Karlous Miller e da posse cut que finda o álbum onde se misturam as vozes de Paul Wall, Slim Thig, Lil’ Keke, Z-Ro, Propain e Killa Kyleon.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos