pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/02/2021

Sangue, inferno e morte.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Devin The Dude, Big Ghost Ltd & Conway, Conferência Inferno ou VanJess

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/02/2021

Aviso à navegação: hoje é a primeira das Bandcamp Fridays de 2021, por isso os vossos esforços deverão ser redireccionados para lá. Apoiem os artistas e editoras independentes, essa ajuda é importante para a sobrevivência de projectos em que acreditamos, como bem sabemos…

Para além das seis escolhas que vão encontrar de seguida, há ainda The Weeknd (The Highlights) e Rocky Marsiano (Gingando Na MPC (digital version)) com vontade de mostrar melhores momentos e remisturas, respectivamente.



[Devin The Dude] Soulful Distance

O veterano Devin The Dude, que neste momento conta uns redondos 50 anos, está de volta com Soulful Distance, um novo álbum em que convida nomes como Scarface ou Slim Thug para mais de 50 minutos de rap para gente crescida.



[Big Ghost Ltd & Conway The Machine] If It Bleeds It Can Be Killed

O segundo disco da dupla Big Ghost Ltd & Conway The Machine tem um título ameaçador que encontra ligação com a sonoridade que lá encontramos. O sucessor de No One Mourns The Wicked (2020) tem versos de aliadas preciosos como Ransom, Knowledge The Pirate e Rome Streetz.



[Conferência Inferno] Ata Saturna

Francisco Lima, Raúl Mendiratta e José Miguel Silva são os anfitriões da Conferência Inferno. Entre Human League e Heróis do Mar, com uma pitada de DAF: essas são algumas das coordenadas sonoras de Ata Saturna, o disco de estreia de um “trio badwave“. Aqui, isso parece significar new wave com um pico de acidez, a servir-se de credenciais pós-punk; a voz invocada pertence, de acordo com o comunicado oficial de lançamento, “uma figura robótica, mais consciente e senciente que os humanos seus contemporâneos”. Talvez mais consciente, mas claramente inspirada pela nossa onda de ansiedade e consternação.



[VanJess] Homegrown

É ingrato falar em primeiro lugar dos visuais, mas as irmãs VanJess podem gabar-se confortavelmente da sua direção artística. Cada single retirado do seu novo EP, sucessor do álbum Silk Canvas, parece vincado pelo diâmetro de 7 polegadas e o buraco onde fica a aranha — mas, curiosamente, ainda não há vinil envolvido nesta questão. Contudo, Homegrown caberia bem em cera preta, que a agulha desliza sempre bem sobre permutações modernas e cuidadas de soul eletrónica em vestes pop. Há ecos de Sade, pinceladas tímbricas de T-Boz ou Anderson .Paak, produções de Monte Booker ou Devin Morrison e até uma colaboração com Kaytranada de 2019. 



[John Carpenter] Lost Themes III: Alive After Death

Não é uma banda sonora: é mesmo um disco de originais de John Carpenter, o primeiro em cinco anos. Com o selo da Sacred Bones Records, Lost Themes III: Alive After Death “é música criada a pensar nos filmes que existem na nossa mente. E o que é curioso é que Carpenter, com a ajuda da atmosférica guitarra de Davies e com os sintetizadores que ele mesmo e o seu filho entrelaçam em densas e tensas composições, assume a influência da sua própria obra, posicionando-se ao lado de uma nova geração que reclama os seus clássicos como ponto de partida para as suas próprias visões.”



[Hamza] 140 BPM 2

O fenómeno do rap belga Hamza aventura-se nas vibrações drill em 140 BPM 2, o seu novo álbum. Para além da participação do britânica Headie One, há ainda que destacar a inclusão do “nosso” Juzicy, produtor que contribuiu para a compilação Labanta Braço, nos créditos de “Hara-Kiri”, a 11ª faixa do longa-duração.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos