pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/01/2026

Chovem hoje os que não se anteciparam ontem.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de A$AP Rocky, Aliyah’s Interlude, Girlfriend e Tiago Sousa

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/01/2026

Chegámos ao final de uma semana atípica, em que dois dos discos que iriam merecer destaque aqui se anteciparam — Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago lançaram o importante registo colaborativo transatlântico que é CRIOLO, AMARO & DINO, enquanto que Mura decidiu brindar à história do hip hop tuga com o segundo volume de Tudo ao Contrário, onde recebeu nada mais, nada menos do que 26 convidados, entre verdadeiros OGs da cultura e novas vozes que têm despontado no meio. Sobram as seguintes quatro obras que aqui destacamos por entre o mar imenso de novo material editado hoje, em que brilham A$AP Rocky, Aliyah’s Interlude, Girlfriend e Tiago Sousa.

Além destes, também nos acenaram com novos trabalhos Lucas Ortet (Me & My Guitar), MTR (DRAMAS DE 1G), xavisphone (balança e paixão), Diogo Strausz (Dance Para Se Salvar), Ya Tseen (Stand On My Shoulder), Sleaford Mods (The Demise Of Planet X), Sassy 09 (Dreamer+), evilgiane (Giane 2), YoungBoy Never Broke Again (Slime Cry), Lexa Gates (I Am), Wiz Khalifa (Khaotic), Skrillex (Kora), TIGRA & SPNCR (Black Rice EP), Craig Taborn + Tomeka Reid + Ches Smith (Dream Archives), BIGBABYGUCCI (Serotonin), Oxis (Oxis 8), Ant Clemons (4Play II), Julianna Barwick & Mary Lattimore (Tragic Magic), Xiu Xiu (Xiu Mutha Fuckin’ Xiu: Vol. 1), Christopher Hoffman (REX), Jana Horn (Jana Horn) e The Sha La Das (Your Picture).


[A$AP Rocky] Don’t Be Dumb

Don’t Be Dumb é o muito ansiado quarto álbum de A$AP Rocky e marca o regresso do rapper após quase oito anos desde TESTING (2018). Hip hop do mais fino recorte, com inclinações trap e adornado de vários elementos experimentais e cinematográficos ao nível da produção, a “cama” instrumental deste registo faz-se graças a colaborações com nomes como Danny Elfman (muito ligado às bandas sonoras dos filmes de Tim Burton, que também dá uma ajuda a Don’t Be Dumb no seu lado visual), Tyler, the Creator (também convidado enquanto MC), Clams Casino, Harry Fraud ou Hit-Boy. Doechii, Damon Albarn (dos Gorillaz), Westside Gunn e Brent Faiyaz são mais algumas das presenças numa longa e brilhante ficha técnica, apenas ao alcance dos artistas mais consagrados da indústria. Entre o bravado confiançudo e reflexões mais pessoais sobre fama ou identidade, este arranque de 2026 traz-nos esta obra coesa que mistura criatividade audaciosa, momentos de vulnerabilidade e um sentido de humor apurado, que facilmente se posiciona desde logo a candidato a disco do ano.


[Aliyah’s Interlude] KUNTOLOGY 101

20 minutos chegam para arrasar. Com apenas 22 anos, Aliyah’s Interlude estreia-se no EP KUNTOLOGY 101, uma espécie de manual de instruções para aqueles que almejam vingar no mundo da música pelos corredores da pop alternativa no pós-hip hop. Depois de se apresentar como criadora de conteúdos para o TikTok em 2020, em menos de nada Aliyah Bah transitou para a música e alcançou o skill necessário para nos dar um disco moderno e eclético, onde batidas house convivem com R&B de estética Y2K de forma bem harmoniosa.


[Girlfriend] Honey Water

Em tempos de frio e chuva, nada melhor do que um R&B meloso, quente e reconfortante. Para Girlfriend, nascida Kenya Edwards no estado norte-americano do Mississippi, Honey Water é já o seu terceiro projecto de curta-duração e chega-nos menos de um ano após o anterior It’s Complicated. Assuntos do coração, processos de cura, auto-descoberta e vulnerabilidade são alguns dos temas sobre os quais a cantora se debruça, por cima de uma tapeçaria sonora que tanto pisca o olho às sonoridades do início do milénio, como parte também à aventura em batidas já infectadas pelo fenómeno do trap.


[Tiago Sousa] Sustained Tones Vol.1

Depois de findar a série Organic Music Tapes, que gerou quatro volumes entre 2022 e 2025, e num ano em que celebra duas décadas de carreira a solo com vários concertos de Norte a Sul já anunciados, Tiago Sousa apresenta-se musicalmente depurado no início de uma nova saga com este Sustained Tones Vol.1, hoje editado pela Sucata Tapes (e com direito a versão em cassete). Aqui o compositor troca a narrativa explícita por um trabalho de escuta profunda e prolongada, construído a partir de seis peças para piano, órgão elétrico e loops em fita que se movem como matéria viva num fluxo contínuo e suspenso.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos