Sexta-feira farta: novos álbuns de Joey Bada$$, Tech N9ne, Arca, Allan Kingdom, Sam Gellaitry e Tee Grizzley

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Daniela Monteiro

Começou mal: tudo nos levava a crer que o nome de Kendrick Lamar iria figurar o topo desta lista… Mas nem tudo é mau: agora sabemos que é exactamente daqui a uma semana que o antecipado álbum do rapper de Compton chega aos nossos ouvidos. No entanto, o dia de hoje não deixa de ser uma verdadeira comemoração ao hip hop e exemplo disso mesmo são as novidades que nos chegam de Joey Bada$$ ou Tech N9ne. Os novatos Allan Kingdom e Tee Grizzley também entram nas contas; da electrónica, Arca e Sam Gellaitry também têm uma “palavra” a dizer.

 


[Joey Bada$$] All-Amerikkkan Bada$$

Jozif Badmon tem sido uma das mais inquietantes jovens mentes do hip hop internacional. Dois projectos após a sua estreia, uma mixtape e um álbum, Joey tornou-se numa das principais fontes do mais refinado hip hop dos EUA. E nem o adiamento de All-Amerikkkan Bada$$ nos fez perdê-lo de vista. Sempre pronto a “cuspir” umas rimas nos programas de rádio, ganhou um papel na série Mr. Robot e é a figura maior da Pro Era. Sem sombra de dúvida, um dos mais influentes jovens artistas do momento.

O novo álbum já era esperado desde o ano passado, mas a espera certamente compensou o resultado final. All-Amerikkkan Bada$$ tem um som ainda mais maduro que o seu antecessor e uma forte mensagem na componente lírica. Styles P, ScHoolBoy Q e J. Cole são alguns rappers que “aprovam” o projecto através da contribuição directa em alguns dos temas.

 


[Tech N9ne Collabos] Dominion

Com uma contribuição ao hip hop que já dura há mais de duas décadas, Tech N9ne volta a assumir a sua vertente colaborativa – com a adição de “Collabos” ao nome artístico – para nos entregar o 7º álbum, em partilha o trabalho com vários dos MCs que militam na sua Strange Music. Murs, Ces Cru e Krizz Kaliko são alguns dos protagonistas num disco com mais de 20 temas que exploram as sonoridades mais vanguardistas do hip hop.

 


[Arca] Arca

As suas produções muito têm contribuído para desbravar novos caminhos na electrónica (e até na música pop) dos últimos anos. Foi graças a essa influência que a XL Recordings apostou nele para a edição de um álbum. O projecto homónimo de Arca é uma boa combinação entre o lado mais melódico e o mais destrutivo do produtor. Também é uma nova etapa ultrapassada, agora que vê o seu trabalho exposto num selo de peso que tantas alegrias tem dado às várias revoluções sónicas que se vão manifestando na cena electrónica.

 


[Tee Grizzley] My Moment

O sucesso de Tee Grizzley foi praticamente instantâneo com o single de estreia, “First Day Out”. Os milhões foram-se acumulando no contador do YouTube e não demorou muito até lhe ser apresentado o contrato para assinar pela 300 Entertainment, que conta com a Atlantic enquanto distribuidora.

Neste momento, é um dos nomes mais quentes a circular no canal da World Star Hip Hop e colaborou com Lil Yachty no terceiro vídeo da carreira. My Moment não está ainda disponível na íntegra via Spotify, ficando essa benesse exclusiva para os assinantes da Apple Music.

 


[Sam Gellaitry] Escapism III

Um dos produtores mais jovens da Soulection mudou-se para o catálogo da XL Recordings e lançou agora o 4º EP desde a estreia em 2015, em que, através das técnicas que marcaram a evolução do hip hop, aborda a música electrónica numa perspectiva mais orgânica. Escapism III é um conjunto de paisagens sonoras repletas de cor e textura esculpidas ao pormenor pelas mãos do jovem escocês.

 


[Allan Kingdom] Lines

Mais uma estreia nesta sexta-feira. O primeiro longa-duração a solo de Allan Kingdom chegou após uma jornada de 4 mixtapes e um álbum em conjunto com a crew Thestand4rd. O canadiano coleccionou várias menções em 2014, tendo mesmo sido colocado sob a lupa da Complex, que o elegeu um dos 25 rappers mais promissores para esse ano.
Allan Kingdom testa as modernas texturas do universo r&b nesta estreia onde compila 14 temas. Denzel Curry e Kevin Abstract são alguns dos convidados de destaque em Lines.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team