“Símia Kodjê” (que se traduz “Semeia Colhe”) é o mais recente avanço do próximo trabalho de de Scúru Fitchádu e conta com a participação de Conan Osiris. Griots i Riots, o terceiro álbum nas contas de Marcus Veiga, tem data de edição marcada para 19 de Maio.
Como uma tempestade eléctrica num terreno baldio, Scúru Fitchádu entrega ao público mais uma malha rugosa, visceral, onde os seus versos e os de Conan Osiris florescem como ervas daninhas. Através de um comunicado, o músico que tem fundido as linguagens do funaná e do punk fala de como surgiu esta colaboração:
“Tendo acompanhado o percurso artístico do Conan, reconhecendo-lhe o trabalho e criatividade bastante singulares, fiz-lhe este convite há largos meses, tendo esta sido uma das últimas músicas a serem produzidas para este próximo álbum. Queria, acima de tudo, o desafio de criar uma tela sonora que destacasse a poética dele assim como as harmonias que lhe são muito características sem largar a minha usual sujidade estética sonora.”
Com letra escrita a quatro mãos, composição a cargo de Scúru Fitchádu e mistura de Recordie, o single surgiu nas plataformas de streaming “vestindo” uma capa assinada por Conan Osiris (com foto de Vera Palminha) e serve de manifesto musical onde o improviso, o ritual e o caos se entrelaçam como em ciclos de heranças e revoltas.
Depois dos temas “Du ta morrê” e “Idukasan i saud”, este novo “Símia Kodjê” encerra uma trilogia de hinos para tempos incertos que servem para antecipar Griots i Riots. O sucessor de Nez Txada Skúru dentu skina na braku fundu (2023) chega precisamente daqui a uma semana, a 19 de Maio, estando a sua apresentação ao vivo marcada para o dia 22 do mesmo mês, no Lux Frágil, em Lisboa. Este não é, no entanto, o único concerto no horizonte de Marcus Veiga: FAUPfest (Porto, 16 de Maio), Bazuuca (Braga, 17 de Maio), Festival A Porta (Leiria, 7 de Junho) e Festival Passeurs d’humanité (em Tende, França, dia 19 de Julho) são os outros palcos confirmados para receber a sua música, havendo mais um espectáculo anunciado para o dia 21 de Junho numa sala ainda por confirmar.