pub

Publicado a: 08/01/2018

Sampha e Brian Eno no novo tema de David Byrne

Publicado a: 08/01/2018

[FOTO] Direitos Reservados

David Byrne acaba de disponibilizar um novo tema, “Everybody’s Coming to My House”, primeiro sinal de American Utopia, o primeiro álbum a solo do mítico cantor dos Talking Heads desde Grown Backwards, trabalho que já data de 2004.

Como é óbvio, Byrne, que é um criador prolífico, não tem estado propriamente em silêncio na última década e meia: além de ter abundante obra escrita, o músico e pensador tem sido um activo colaborador e editou diversos projectos ao lado de gente como Brian Eno, Fatboy Slim ou St. Vincent e Caetano Veloso.

O novo álbum — que o músico e cantor trará na bagagem para a sua apresentação no festival EDP Cool Jazz, no próximo dia 11 de Julho, tal como por aqui noticiado — foi feito em estreita colaboração com vários produtores, incluindo Brian Eno (com quem Byrne já tem uma relação de décadas que recua aos seus tempos nos Talking Heads), Jam City ou Ohneotrix Point Never, o que faz prever uma sonoridade mais electrónica do que algumas das mais recentes edições exploravam (o trabalho com St. Vincent, Love This Giant, por exemplo, andava muito em torno de “brass bands”). American Utopia será lançado no próximo dia 9 de Março através da label Todomundo e terá carimbo internacional da Nonesuch, parte da multinacional Warner.

 


david-byrne-american-utopia


“Everybody’s Coming To My House” tem produção de Brian Eno e inclui ainda input de Sampha, TTY ou Happa Isaiah Barr. David Byrne, em contra-corrente com os tempos modernos, optou por embarcar numa série – de escritos, apresentações públicas e agora também música – a que chamou “Reasons to Be Cheerful”. Explicou o músico em comunicado, citado pela Pitchfork e outros orgãos internacionais: “Estas canções não descrevem um lugar imaginário ou impossível, mas procuram antes retratar o mundo em que vivemos agora. Muitos de nós, suspeito, não estão muito satisfeitos com esse mundo – o mundo que nós próprios fizemos. Olhamos em volta e perguntamos, ‘bem, tem mesmo que ser assim? Há outra maneira de fzer as coisas?’ Estas canções são acerca dessa observação e desse questionamento do mundo”.

O alinhamento de American Utopia:

01 – “I Dance Like This”
02 – “Gasoline and Dirty Sheets”
03 – “Every Day Is a Miracle”
04 – “Dog’s Mind”
05 – “This Is That”
06 – “It’s Not Dark Up Here”
07 – “Bullet”
08 – “Doing the Right Thing”
09 – “Everybody’s Coming to My House”
10 – “Here”

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos