pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/01/2022

De 27/12/2021 a 02/01/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #64

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/01/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[DroPe] “Mero Acaso”

Como DroPe anteviu, “Mero Acaso” é só um “aperitivo” do seu novo álbum; ainda assim, o rapper do Funchal garante que “o prato principal está agendado para o primeiro trimestre de 2022 mas até lá ainda sairão umas entradas”. E a julgar pelo single lançado, e pelos lançamentos no respectivo vídeo, ainda há muito jogo pela frente.



[DJ Sims & Cachapa] “Sou Como Dropo”

Quando Cachapa se junta a DJ Sims, há que parar para ouvir o resultado com muita atenção. A partir do seu Sistema Intravenoso, o DJ e produtor de Évora tem tem encontrado no infante conterrâneo um bom motivo para se desafiar a si próprio em beats de todos os feitios: o habilidoso MC tem fome de microfone como poucos, e a sua evolução tem sido constante e acelerada. Cada vez mais polido, cada vez mais colorido — “Clip à Genius — dicas coloridas? Finda a tinta, b!”.



[AJ] “UMANOVA”

“É que oiço um beat e dá-me a fome/Tenho que a matar de alguma forma”. Pelo que já se viu, não é o único. Mas há vários aspectos em que AJ é singular, seja pelos instrumentais que melhor lhe assentam, seja pela forma como os devora. E, trocadilhos alimentares à parte, a escolha de Filetes para a produção ficou mais do que aprovada.



[Plutonio] “Tirar Bilhete”

A facilidade com que Plutonio tem em criar canções que entram depressa e tardam em sair da ponta da língua já não é novidade para ninguém. Junte-se esse factor a um vídeo repleto de tons roxos hipnotizantes e temos uma receita de sucesso. É, por isso, notório que o rapper de Cascais está num patamar distinto no panorama nacional, o que só aumenta a fasquia sobre si próprio e estreita a margem de erro para certos pormenores que, aqui, ainda se manifestaram.



[Rilha] “SaudaSom”

Rilha aproveitou o dia do seu aniversário para apresentar um novo tema, ”SaudaSom”, produzido por Chapz e misturado e masterizado por kronfather. Saudações ao rapper da Trofa, que está de parabéns — por todas as razões.



[TOM] “Squad”

Lançada em 2019 como o grande single de MAD — o último longa-duração de TOM —, “Squad” reaparece com um refrescante apoio visual, pelas mãos de Sebastião Santana e Chikolaev, um complemento que se exigia a uma das suas faixas mais emblemáticas.



[Maze x spock] “Que Horas São?” (com Francesco Valente)

Em registo de spoken word, em verso livre, Maze abriu o livro num tom espiritual, acompanhado por spock na produção, Francesco Valente na flauta transversal e Buda XL no baixo. “Que Horas São?” é a última novidade isoladamente revelada antes do disco há muito prometido pelo MC portuense e o produtor da Contentor Records. São horas desse trabalho vir cá para fora.



[BEIRO&PEDRA] “Take Over” (ft.Big Jony) [Modo Banda]

A versão original escapou-nos nesta coluna semanal, mas, felizmente, tivemos uma segunda oportunidade para destacar o “Take Over” de Big Jony à produção de BEIRO&PEDRA. Desta vez em formato de banda, com Beiro na guitarra e no baixo e Pedra na bateria, os instrumentos tocados na hora deram ainda mais textura às potentes barras do rapper do Porto.



[Mynda Guevara] “ATXIMM” 

Anos diferentes, a mesma atitude. Mynda Guevara já deixou marca em 2022 com as múltiplas dicas da semana que empilhou em “ATXIMM”. Podíamos dizer que Mynda é uma das principais vozes femininas do rap crioulo, mas é mais justo considerá-la uma das principais vozes do rap crioulo — ponto.



[Dani G, Minigod] “F* Rap Game”

O que se concluiu sobre Mynda Guevara também se aplica a Mini God. Em “F* Rap Game”, o rapper de Oeiras dividiu o tempo de antena com o imponente Dani G, numa faixa retirada do álbum Sempri Si, que reúne nomes como Makavera, L.E.V. G.U.N.S., Double Face, Fizz Escobarra e Young Ghost.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos