pub

Texto: Paulo Pena
Publicado a: 21/12/2021

De 13/12/2021 a 19/12/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #62

Texto: Paulo Pena
Publicado a: 21/12/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[nastyfactor] “cypher 29”

Mais um ano, mais um cypherzinho. E para nastyfactor esta é a última volta d’”A Casa dos 20” — uma celebração nostálgica assinalada há sete anos pelos GROGNation, curiosamente sem a participação do próprio. 

“cypher 29” confirma a tradição: “se o relógio não pára e o tempo não volta mais”, mais vale aproveitá-lo com os amigos, e é isso que o rapper e produtor de Mem Martins tem feito ao longo dos anos. Este ano, com alguns do costume e outros em estreia neste tipo de festividades, nasty reuniu-se com AJ, Nameless, AVAN GRA (Carracha e 90’s kid, com o segundo a assinar rimas e a tratar das batidas), ZA e Patel Rebelo (que deu as pinceladas finais com duas quadras). E sendo esta coluna um rescaldo semanal, ainda vamos a tempo: feliz aniversário, António!



[NA Zona] “So Fly”

Há poucos casamentos sonoros tão perfeitos como a união entre Young Boda e NA Zona. Essa impressão já nos tinha ficado em “Marginal Alado”, mas em “So Fly”, e com a entrada nada inoportuna de Nicole, asseguram-se certezas: o rapper tanto namora e seduz as batidas do produtor como consegue “esquecer o charme desse flow, ir logo ter ao ponto”… e fazer um tema “So Fly”.



[RS] “Baba Yaga”

Código é o EP de estreia de RS pela Slang, uma editora focada no rap produzido nas Caldas da Rainha, com Scorp e Orato como grandes figuras da label, eles que produziram este novo trabalho. 

Com o scratch de DJ Kronic, “Baba Yaga” é uma das cinco faixas do projecto que conta ainda com a participação de mais um veterano — DJ Cruzfader em “Grinder”— e uma série de referências a outros nomes do hip hop. Nesta a lista de influências do rap nacional é bastante extensa…



[Vado Más Ki Ás] “Super Star”

Há muitos factores que concorrem para diferenciar um artista dos demais. No caso de Vado Más Ki Ás um dos principais factores é a energia que traz em cada canção, tão calculada quanto descontrolada. E quando o rapper do Bairro 6 de Maio pega em batidas “moradianas” (reproduzidas por Doctor Delio em “Super Star”, um avanço do seu próximo EP Rosas e Espinhos), não há forma de não ser contagiado pela variante MKA — esta é tão transmissível como a catalã.



[Domi] “Ginga Do Pai” (Acoustic) feat. Luís do Vale

Algures neste ano que está prestes a terminar, o ReB apontou alguns nomes como possíveis responsáveis pelo futuro da música portuguesa — mas essa lista não foi pensada, obviamente, para ser exclusiva. E o nome de Domi é daqueles que bem podia lá estar.

O rapper algarvio tem demonstrado uma evolução assinalável e um domínio das suas capacidades cada vez mais seguro, confiante, e isso tem tido reflexo nos diferentes registos que tem apresentado junto de diversos artistas, sem fugir, no entanto, à sua génese como MC. 

“Ginga Do Pai” está mais próximo do caminho que Domi começou a traçar na música, mas vem com uma maturidade artística acrescida. É certo que está bem acompanhado por Luís do Vale na guitarra, Mariana Fermim nas back vocals e Sickonce nas teclas; ainda assim, a sua prestação basta-se por si só.



[Galo Cant’Às Duas] “Selfish Boy” feat. Chullage

O tema começa com um falso anúncio que nos engana logo. Mais um “Selfish Boy” apanhado na rede do Galo Cant’Às Duas. Porém, se Chullage serviu de isco para lá cairmos, não houve pressa em sair. E se há coisa que temos aprendido com estes mergulhos às cegas é que nunca podemos dar por certas as águas pelas quais se movem os grandes arfishtas

Num encontro improvável, o histórico MC juntou-se à dupla de instrumentistas que, por vezes, também cantam — e o resultado (vídeo incluído) foi muito mais que fixe.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos