pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/11/2020

De 16/11/2020 a 22/11/2020.

Rap PT – Dicas da Semana #6

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/11/2020

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[ETHOS] “ESCALAS” 

“Escalas” é a medida-padrão da mixtape homónima de Ethos. Nesta faixa, o rapper aplica o seu nome aos grupos de diferentes gentes com quem se vai cruzando pela madrugada, e regurgita rap nocturno e embriagado para lobos solitários que deambulam pela cidade em busca de sonhos perdidos por vizinhos: é esta a paragem onde este “primo” de UMRAP se encontra com alguns dos seus membros, como KYRA (no artwork) e saraiva (no scratch , mix, master e pós-produção).  



[Mirai] “Alma Congelada” 

Mirai continua a explorar terrenos despovoados, despreocupado com essa solidão. Afinal, a sua alma está congelada, apesar do calor que invade as nossas através deste tema, seguimento natural dos singles que tem vindo a apresentar até então. A temperatura sobe muito por culpa das batidas de Migz, Fumaxa, Rubik, e Ariel, que se juntaram num “quarteto fantástico” para servir os desabafos e desejos de Mirai, em mais uma canção com “c” de “conquistadora”. 



[Landim] “Momentuz Raru

MóhNaLizza é o novo projecto de Landim, um dos pesos pesados do rap crioulo feito nas periferias da capital. “Momentuz Raru” é a quarta faixa do disco, e retrata uma pintura da vida nos bairros da “Lizza”, com o rapper de Mem Martins no papel do pintor – “Da vinci tchiga pertu, ta pintau cenario”. 



[Fugitivo] “Ghostwriter Freestyle” (Prod. Madkutz) 

Num beat negociado por Madkutz nos becos do rap, Fugitivo espanta fantasmas com barras em nome próprio, dirigidas “a qualquer rapper de merda que queira complicá-lo”. O assunto é sério, não fosse este um freestyle com entrada proibida a ghostwriters…  



[E.se] “F de força na insegurança”

E se E.se se tornar numa nova referência do rap da margem sul? A previsão é ousada, mas por cá há um feeling com “F de força na insegurança” de que esses voos se hão-de de concretizar. O rapper de Almada tem vindo a subir degraus, single após single, cada vez mais ágil nas rimas e desprendido nos refrões cantados. Desta vez, com instrumental de eeryskies, e com Johnny Virtus no papel fundamental de pós-produção, mistura e masterização, E.se abre-se em novo tema cheio de dúvidas e certezas. Porém, uma coisa é certa: restam cada vez menos “ses” sobre este artista, e ainda agora começou… 



[Spliff e Vulto] “Palavras Escondidas”

Saídos do universo Grand Theft Auto 5Spliff e Vulto tomam a faixa de assalto para roubar “Palavras Escondidas”. O instrumental, como seria de esperar, ficou a cargo do produtor da comitiva 75, que tratou de dar vida aos “bonecos” do videojogo, no “clip mais caro da tuga”. Isto é Madorna Vice City Stories. 



[$TAG ONE] “GANGUE” 

Chegamos ao fim desta semana a alta velocidade com $tag One, entre vozes e gritos fatídicos, a disparar “gang gang” por cima do beat de Vilas Boas. O flow é rápido, mas os avisos não passam ao lado de ninguém…

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos