pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/09/2021

De 30/08/2021 a 05/09/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #47

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/09/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[Bdjoy] “Bu ta lembra”/”Nhostalgia”

O EP Nhostalgia, de 2020, volta a merecer a nossa atenção graças ao lançamento audiovisual das duas últimas faixas do projecto: “Bu ta lembra” e “Nhostalgia”, agora retratados visualmente através de imagens retiradas do documentário Outros Bairros de Vasco Pimentel, Inês Gonçalves e Kiluanje Liberdade, são temas que nos levam numa viagem ao passado, ao tempo em que a Pedreira dos Húngaros ainda se mantinha erguida, e onde Bdjoy deu os primeiros passos na vida e no hip hop. Os bairros caem, mas o peso da história não fica mais leve.



[Lazy X Smélio] “Sem receita” feat. Smant & Able

À dupla habitual, da À Socapa Records, juntou-se uma outra dupla, e a mistura de sabores deu um toque especial à receita original. Desta vez “sem receita”, Lazy e Smélio fizeram da cozinha o estúdio e convidaram Smant e Able para trocarem temperos secretos, não sem deitarem cá para fora as espinhas que lhes atravessam as gargantas.



[JOÃO PESTANA] “MELIANTE”

“MELIANTE” é a faixa que dá nome ao novo EP, produzido por LAWLESS, de João Pestana. Como um sonho que teima em repetir-se, o rap deste “vadio” representa a melhor manifestação da expressão “gira o disco e toca o mesmo”, não fosse ele aquele que, ao contrário do que pode sugerir o seu pseudónimo, volta sempre para nos tirar o sono:

“E se estas ruas falassem confirmavam as suspeitas, que ainda tou acordado quando te deitas”.



[P.L.E.N.A] “Eu Sou”

“Eu Sou”, com $ublim na produção e SUAVEYOUKNOW na gravação e nos acertos finais, é o tema de apresentação de Madalena Jaca, que se dá a conhecer artisticamente como P.L.E.N.A.; uma canção que namora o boom bap e corteja o r&b — e uma cara que em nada se enquadra com os padrões pré-estabelecidos no balneário (predominantemente) masculino do rap. Esse estigma parece passar completamente ao lado de Lena, ela que não é de ninguém e que está inteiramente compenetrada no seu desenvolvimento musical. 



[Sitah Faya x spock] “Almarear”

“Almarear” é o single que convida a escuta de Assim Como Vai, um álbum concebido entre o rap e o jazz, entre Sitah Faya e spock nas rimas e batidas, respectivamente. À tona do instrumental, a poesia da rapper algarvia flutua ao sabor do groove que empurra o andamento deste disco que conta ainda com vozes de reconhecido traquejo. 

Ao ReB, Sitah e spock deram as suas perspectivas sobre cada faixa deste projecto, e sobre “Almarear” é de destacar a seguinte passagem:

“Estava longe de imaginar que assim que começasse a escrever, as palavras apareceriam imparavelmente. As rimas começaram a cair na batida ao mesmo ritmo das ondas que batem nas pedras de um cais num dia de marés vivas. Afinal, foi quase ‘fácil’.”



[Trista] “#OFF”

Foi a alta velocidade que Trista, depois de revelar vários temas soltos ao longo dos tempos, anunciou a chegada do seu primeiro disco a solo e apresentou mais duas faixas que pertencem ao alinhamento do mesmo. Além de “Minha Life”, o rapper da Linha de Sintra trouxe “#OFF” à boleia da produção frenética injectada por Osémio Boémio e Driveby que alimenta alguém que está “pronto para dar o salto”.



[Nicholas X Progvid] “In Love With This”

“In Love With This” não traz fórmulas mágicas nem segue as mais frescas tendências. As batidas trap replicadas por Progvid têm uma estética mais do que estabelecida, e a abordagem de Nicholas revela-se ligeira e descomplicada. Por vezes, sem dar passos maiores que a perna, dá-se um para trás que permitem dar dois para a frente. Neste caso o menos é mais, e essa foi conta bastante — e não há maneira de não ficar in love with this.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos