pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Hugo Barros
Publicado a: 31/08/2021

De 23/08/2021 a 29/08/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #46

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Hugo Barros
Publicado a: 31/08/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[nastyfactor] “má vida”

Se há produtor que não precisa de uma tag — um som, uma palavra, uma frase a identificar o autor do beat —, esse é nastyfactor; a sua produção, apesar de variada, tem uma sonoridade única, especialmente pela carteira de sons inusitados que servem os instrumentais do elemento principal das batidas de GROGNation.

O rapper de Mem Martins tem produzido para inúmeros artistas, sem, no entanto, negligenciar os seus lançamentos a solo. “má vida” é o mais recente single de nasty e versa sobre parte da sua atribulada vida fora do estúdio.


https://www.youtube.com/watch?v=3k-NH2qsNaM

[YOUNGSTUD] “INERTIA FREESTYLE”

As referências de YOUNGSTUD sobre Mac Miller estão espalhadas pelos seus singles, mas desta vez o rapper e produtor de Alverca foi directo ao assunto e não escondeu a homenagem. “INERTIA FREESTYLE” é uma versão do próprio freestyle protagonizado por Malcolm McCormick, intitulado, precisamente, “Inertia”, que segue à risca o beat e o flow originais. Mas as barras, essas, são indubitavelmente de ‘STUD.



[BRAIN DA 6ENIOU$ & CHYLE DOS BEATS] “MELHOR PARA MIM”

A dupla BRAIN DA 6ENIOU$ e CHYLE DOS BEATS continua a revelar pedaços do próximo projecto que está a ser preparado a meias pelos rapper e produtor. “MELHOR PARA MIM” é, ao que tudo indica, o quarto avanço deste trabalho em desenvolvimento, um tema que arranca com um refrão reconfortante e fica ainda melhor com a entrada do segundo verso da canção — melhor para todos.



[BISPO] “Tou só a viver (interlúdio)”

Quem está vivo sempre aparece. E por vezes o segredo da vida está na simplicidade. O mesmo se pode pensar em relação à música, e Bispo aplicou essa fórmula em “Tou só a viver”: o rapper de Mem Martins gravou este seu último tema num telemóvel, com a produção de FRANKIEONTHEGUITAR e D’ay em segundo plano, sem mistura e masterização. A sua voz é ferramenta bastante para passar mensagens com as quais tantos se identificam. Ele está só a viver e nós estamos só a ouvir. 



[DEZ] “CHACHACHA”

Para dançar o “CHACHACHA” de DEZ é preciso ter andamento para a coisa. É que o rapper de Ourém não começou nisto ontem nem anda por aqui para só ficar até amanhã. No segundo single do futuro álbum POLIPOLAR, produzido por SPLINTER e benji price, DEZ voltou a espalhar todas as cartas na mesa, fazendo valer as suas capacidades líricas, ao brincar com flows e métricas sem perder o fôlego, enquanto plana graciosamente por melodias ousadas. Essa dualidade de valências é a cha-cha-chave.



[Progvid] “Na Pé Ou Na Mon” ft. Timor YSF & Top Boy

Juntaram-se mais amigos ao EP Progvid & Friends: agora foi a vez de Timor YSF e Top Boy BLK cumprimentarem o produtor “Na Pé Ou Na Mon” e tomarem de assalto as batidas drill intensificadas pelo anfitrião — a fusão cabo-verdiana e guineense só podia ser explosiva.



[NGA x Monsta x Dj Liu One] “Kuia Nada”

Ultimamente temos ouvido NGA em temas mais leves e cativantes, mas o poder do king e da sua corte teve um impacto tal que dificilmente será esquecido; ainda assim, caso seja, a Força Suprema não pede licença para reavivar essa memória que não é assim tão distante. “Kuia Nada” impõe a já reconhecida potência que deixou visíveis marcas na Linha de Sintra e reafirma o peso da Dope Muzik — este é um selo que “kuia” muito.



[ÍCARO SDR] “CINCO OU DEZ”

“CINCO OU DEZ” foi a conta que ÍCARO SDR fez. Num tema que se prolonga por quase oito minutos, o rapper deu corda às suas linhas e deixou-se levar pela sua poesia introspectiva e enigmática. E apesar da estética lo-fi, há muito sumo nos versos de ÍCARO, que foi também o responsável pela produção do instrumental desta faixa que fecha com um solo bastante célebre: “cinco ou dez”, ou “505”?



[REAL GUNS] “WAG1” 

Real Guns contou com as visões apuradas de nomes diferenciadores como Pietro Biz Biasia, Stenpie ou Bernardo Casanova, Bairro da Jamaica adentro, para retratar visualmente a realidade contada ao pormenor em “WAG1 (GANG CONSPIRACY)”. E não há como não pensar no clássico francês La Haine ao ver o início deste tema fabricado no Seixal, com a diferença de que, aqui, não há fronteira entre intervenientes e actores.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos