pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/07/2021

De 12/07/2021 a 18/07/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #40

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/07/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[AVAN GRA] “20 MIN NA AMADORA”

Em 20 minutos faz-se muita coisa. É tempo suficiente para, seja na Amadora ou noutro sítio qualquer, ouvir todas as faixas que os AVAN GRA lançaram até “20 MINUTOS NA AMADORA” (com excepção dos interlúdios “IMPROMPTU”). Ainda assim, o álbum que esta dupla (e por vezes tripla) está a preparar para a sua estreia promete ter mais do dobro dessa duração. AVAN GRA é ritmo, flowgroove, pausa, batida — “É tudo uma questão de tempo”.



[Pibxis] “Deco Luso”

Depois de entornar “Rap pó Bagaço” (a meias com Tácio) na compilação Sinceramente Porto, promovida por Keso, Pibxis voltou a derramar versos sobre um instrumental do amigo de longa data que é também o fundador da Paga-lhe O Quarto Records. Em “Deco Luso”, o rapper de Matosinhos, que em 2018 editou o EP Esquizografia, continua a explorar a vertente satírica e acutilante do seu rap, não fosse ele um “adepto do rap puro”.



[Lazy X Smélio X Allexia] “O Costume”

Quando há novidades da À Socapa Records, a dica da semana é “lenga-lenga do costume”: Smélio nas rimas acompanhado por Lazy, que assina nas batidas como Beatscuits, e Allexia nos pratos. E por falar em pratos, hoje vai “O Costume”? Aqui não há que enganar — este bounce nunca enjoa.



[Vasco Completo] “35mm” (feat. João Tamura & J-K)

Há cerca de três meses, Vasco Completo editava o seu primeiro disco a solo, Wormhole, uma viagem pelo seu delicado cosmos artístico e pessoal; esses mundos que se cruzam e fundem num universo complexo com tanto por descobrir e decifrar. E porque, por vezes, as palavras (certas) facilitam a descodificação dos sentimentos, Vasco convidou João Tamura e J-K a gravitarem em “35mm”, um remix do tema original com as vozes dos MCs que, nas palavras do produtor, “são dos rappers mais underrated que conheço e a escrita emocional e emocionante deles diz-me muito”. Diz-nos a todos, não é verdade?



[Wugori] “Pandora”

Feita e lançada no próprio dia 14 de Julho, Wugori abriu a caixa de “Pandora” de onde extraiu os seus versos fantasiosos, batidas alucinantes e vídeos delirantes, cada vez mais identitários de uma escola que se há-de formar pelo seu rasto — “quando arrasto é game, boy, eu vim p’a trolha, ‘tou só a criar lane”. A deixar pérolas no caminho. 



[NASTYBEE] “STA PA LI”

NastyBee é um grupo de Setúbal originalmente composto por António Fidalgo aka Fidas, Vasco Pereira aka ZO2, Felipe Corrêa aka Polaz — que figuram em “Sta Pa Li” — e Cristiano Paiva aka CRI$E. O colectivo da “abelha suja” ainda agora levantou voo mas já tem o ferrão da rima afiado, e o sabor do mel que produzem em “Sta Pa Li” é do mais clássico que podem imaginar.



[Benny Broker] “Não Olhes, São Olhos”

Fruto Do Sono, o longa-duração editado por Benny Broker em 2020, continua a ocupar espaço nos nossos sonhos nocturnos. “Não Olhes, São Olhos”, a oitava faixa do disco, chega agora em versão audiovisual, à imagem da lírica alucinogénica mas apurada de Benny B.:

“A olho nu, esta sociedade é um olho do cu
Tipo o jogo de cartas
Dás o teu melhor, levas com a merda de quem governa
E depois fartas-te
Orgia anal em analogia”

E estes são só alguns dos trunfos de Benny, um MC cheio de cartas e versos na manga.



[DNKLSH]  “XTÓRIAS”

“Xtórias” é o single que dá nome ao EP que Don Nuno está a preparar ainda para este ano. E se é de histórias que o rapper do Seixal vai falar, podem contar com total honestidade nos seus versos, como se pode testemunhar neste tema que abre a porta do confessionário a alguém que já cá anda a contar a sua verdade há uns tempos.



[De Choko] Mixtape De Rajada Hosted by DJ Algore

A grande novidade da semana foi providenciada por DJ Algore e companhia: o produtor-executivo das Lume Sessions Max Pinto Ferreira promoveu uma mixtape “à moda antiga” com um total de 19 MCs e uns quantos produtores. Qualquer uma das faixas é elegível para este espaço, mas, a escolher uma, destaque-se a participação de Catalão, que foi responsável por uma boa parte das batidas e que deu a cara ainda nas rimas em nome de De Choko — “Entro na track, desmonto o beat que construí (…) faço rap de rajada”.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos