Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.
[Mura] “O Homem Com Duas Caras”
O EP V2.0 viu-se totalmente revelado após o lançamento de “O Homem Com Duas Caras”, uma faixa dupla produzida, na primeira parte, por RakimBadu e, na segunda, pelo próprio Mura — a cara deste projecto.
O rapper fechou assim o segundo volume de dois trabalhos preliminares e já tem em vista o seu primeiro álbum. Depois de vermos as duas caras de Mura, estamos — nós e ele — prontos para ver todo o seu corpo artístico num longa-duração que faça jus às asas que já mostrou ter para voar.
[Domi] “Caixa”
Meter Domi dentro de uma caixa não é tarefa fácil, muito menos desde o final do ano passado para cá. O rapper algarvio voltou aos lançamentos para relembrar “Quem Sabe” “Mudar” de “Toque” ao sabor das “Ondas Da Praia”, a dar provas da sua versatilidade com uma naturalidade impressionante.
Nesta “Caixa”, o artista de Portimão recolheu sonhos amachucados e apontados ao caixote dos seus pares, num tema que versa directamente sobre os efeitos colaterais de uma crise acentuada no sector da cultura.
[CHYNA] “Depois da Tempestade”
Novos ventos trazem um novo CHYNA, renovado e brutalmente honesto, com marcas na cara e na letra. O rapper de Queluz que deu cartas do seu potencial no EP Made In Chyna, lado a lado com Fumaxa, explorou mais tarde diferentes sonoridades em 1 Week Later e parece continuar agora numa rota indefinida à procura da bonança “Depois da Tempestade” pelas coordenadas musicais de Duque e D’Ay.
[BRAIN DA 6ENIOU$ & CHYLE DOS BEATS] “ALERTA”
Chyle dos Beats fez soar os alarmes boom bap para Brain da 6eniou$ dar o “Alerta” no bairro. O rapper falou abertamente da sua experiência numa vida paralela e deixou conselhos a quem vê a verdade nos seus versos. E este é mais um passo para o álbum que juntos estão a preparar, com lançamento previsto ainda para este ano.
[Miguel Luz] “Meditação”
A transição de youtuber para músico tem sido o caminho predilecto das figuras que marcaram uma geração de jovens através de vlogs gravados no quarto, mas poucos deram esse salto com músculo suficiente na perna (ou na voz).
Miguel Luz foi desses poucos que conseguiu, com destreza, enveredar por esse caminho artístico, ele que se destaca como uma personalidade incontornavelmente criativa (como assinalou no mais recente vídeo colaborativo com a Vans). Após a sua estreia, em 2017, com o álbum Crocodildo, que trouxe à tona um potencial musical impressionante camuflado pelo humor e a sátira das letras, voltou aos lançamentos com um single leve e de repetição fácil, que volta a acender a Luz das expectativas sobre Miguel. Agora em tom inequivocamente sério — que justificou a mudança de assinatura de Mike Lyte para Miguel Luz —, o artista de Sintra está, ao que tudo indica, a mergulhar de cabeça na música, depois de a ter esvaziado em “Meditação”.
[Kika Scorpion] “Afrodisiaca“
Contem quantos segundos aguentam sem se deixarem seduzir pelo instrumental de “Afrodisiaca” produzido por Silvestre. Ou contem quantos versos de Kika Scorpion conseguem absorver sem mexer o corpo antes de chegarem ao refrão desbloqueador. De qualquer das formas e resultados, se a conta der mais que três, contem outra vez.
(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)