pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/05/2021

De 26/04/2021 a 02/05/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #29

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/05/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Cálculo] “Boo” ft. nastyfactor 

O revivalismo de Royale teve um primeiro vislumbre em “Boo”, o single do próximo projecto de Cálculo, a estrear no próximo dia 7 de Maio. Depois de nastyfactor dar a deixa, “Por isso é que eu parto no sul e também com o Cálculo lá”, em “Tikka Masala”, tema do EP Nova Deli de Nameless – que foi capa da primeira edição desta rubrica –, os dois rappers e produtores voltam a encontrar-se pelos novelos das golas altas, dos paletós de Inverno e dos desamores emaranhados.  



[RealPunch x John Miller] “Ginga” 

RealPunch e John Miller têm um novo EP em vista, também ele previsto para sair no próximo dia 7 deste mês. “Ginga” é o single de Do Minho ao Algarve (Vol. 1), um trabalho que junta o rapper de Faro ao produtor de Vila Nova de Famalicão, e com a marca de água da Kimahera.  

Sobre o projecto, na descrição deste tema lançado no YouTube, lê-se: “este EP apresenta a junção perfeita entre temas maduros, escrita concisa e instrumentais de encher a alma”. E sobre o próprio tema fica que, independentemente dos emblemas que RealPunch carregue ao peito, a camisola que veste(m) é sempre a mesma – a do hip hop.  



[DreNaz] “Midjora” feat. Landim

O passado e o futuro do rap crioulo encontram-se no presente, em “Midjora”, faixa produzida por Progvid. Landim, um dos principais impulsionadores do rap tuga cantado em crioulo conectou-se com DreNaz, um artista em acelerada ascensão no panorama do hip hop nacional. E na hora de rimar ao lado de um dos grandes (e certamente uma das suas fortes influências), DreNaz apresentou-se numa forma irrepreensível – parece que “midjora” a cada tema que lança. Mas, para já, vai dando um passo de cada vez: “Hoji nta vivi presenti”. 



[Vácuo] “Bastardo do Tempo” ft. Uno 

MEGALOWMANO, o novo disco de Vácuo, viu, finalmente, a luz do dia, e foi editado pela Blckout Records (com a respectiva capa a ser desenhada por Nurb, que já havia sido também ele capa da última edição desta rubrica, pela ilustração do tema “SUCESSO” de Lon3r Johny). 

“Bastardo do Tempo” é a 10ª das 14 que compõem o disco e tem como participação Uno – que também assina as batidas de “Poeta de Meia Tigela” –, com a produção de Groove Synthdrome, o produtor com maior fatia de créditos na composição do disco – teve mão em seis instrumentais deste projecto. 



[UnderZ x Cachapa] “MAGIA” (feat. DJ Sims) 

Foi revelada mais uma carta de ZERO, o EP que funde as rimas de Cachapa com as batidas de UnderZ. “MAGIA” é o quarto single deste projecto injectado pelo Sistema Intravenoso, com DJ Sims aqui a deixar a sua marca através das agulhas. E no meio de tantas dicas da semana atiradas por Cachapa, é possível que tenham perdido o truque principal. Aqui fica uma pista: “Expus gavetas com MAGIA e ganho ZERO”. 



[Johny Malibz X Mura] “Jazz City” 

Na “Jazz City” – que é como quem diz Almada –, “o feeling é boom bap”. Da Margem Sul ecoam os legados de entidades históricas do hip hop como os Gang Starr ou A Tribe Called Quest, pelas vozes de Johny Malibz e Mura com Catalão, no instrumental, e saraiva no scratch a honrarem os ensinamentos de DJ Premier ou Q-Tip. Não fica mais clássico que isto, acreditem. 



[DAMAZ MC] “NAS CALMAS” (part. DJ ALGORE)  

DAMAZ MC continua a reunir as suas PÁGINAS SOLTAS, uma a uma – single single –, “NAS CALMAS”. Rodeado pelos parceiros do costume, da turma UMRAP, o rapper da Margem Sul contou novamente com as batidas de Catalão e, desta vez, os cuts de DJ Algore. Com o álbum cada vez mais próximo de se materializar, o press kit fica já feito: “10€ e pagas o nosso CD e apanhas melhores estalas”. 



[Kappatroys] “Papo Reto” 

45 State Of Mind é o novo EP de Kappatroys, em mais um lançamento saído directamente da Margem Sul. “Papo Reto” é a terceira faixa de um projecto com seis temas sem participações e em que o rapper se chega à frente para pôr os pontos nos “is”. A quem não está familiarizado com as linhas deste MC da MS, saibam ao que vêm e com quem estão a lidar: “O meu rap nasceu na rua, o meu rap é a minha identidade”. 



[Trapa x CONS] “Tampas” 

Trapa voltou a editar um novo EP, intitulado Esgotamento, depois do regresso ao rap assinalado pelo também curta-duração Sinais Vitais. Em “Tampas”, a última faixa do disco, o rapper das Caldas da Rainha contou com a participação de CONS nas rimas e batidas. O resultado já se esperava: barras de elevado calibre e extremamente certeiras, de parte a parte. 



[Mynda Guevara] “Tra Pa Fora” 

E drill cantado em crioulo por uma voz feminina? É verdade, também temos por cá mulheres de armas no que ao rap diz respeito; e se no hip hop tuga elas estão em clara minoria, contam-se pelos dedos das mãos quantas delas se aventuram pelos caminhos estreitos do drill. “Tra Pa Fora” não deixa dúvidas: fazem falta mais Myndas Guevara



[PDS GANG] “ROTINA DI LOKOS” 

Não nos cansamos de assinalar a força que o drill vem a ganhar em solo português. Porém, pensemos neste desenvolvimento não como um franchising, mas sim como fruto da globalização que, por esta altura, rompe com as poucas fronteiras que a linguagem da música ainda tinha. Qual é a diferença entre o drill feito em Londres ou na Quinta do Mocho, além do idioma? Nenhuma, até porque os PDS GANG vão do francês ao inglês, passando pelo crioulo e português. E se olhamos para o impacto que Londres teve na disseminação deste sub-género pelo mundo fora, talvez seja melhor começarmos a olhar para o impacto que o drill cantado em crioulo vai ter de volta. 

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos