pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/04/2021

De 29/03/2021 a 04/04/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #25

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/04/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Beiro] “IGNIS” (com Maudito, UEST. & João Tamura) 

Ainda nos estávamos a levantar da última tareia que João Tamura, xtinto, Beiro e Pesca deram em “Ovelha Negra”, mas o rapper dos Olivais e o produtor do Porto não estão para folgar, já que têm em vista um álbum em conjunto a sair brevemente pela Paga-lhe o Quarto Records.  

Desta vez foi Beiro a convocar os MCs, e o primeiro a chegar-se à frente foi o parceiro Maudito, com quem dividiu Troca Tintas, o primeiro EP no pós-Weis, nome pelo qual Gustavo Sousa deu os primeiros passos no hip hop. O rapper portuense abriu o tema com as suas características rimas acutilantes e simultaneamente lúdicas, com o seu habitual jogo fonético. Seguiu-se UEST., para aquecer ainda mais o clima, que já se instalara abrasador com as batidas de André Dias. E João Tamura atirou as últimas achas para a fogueira – na escrita não é um xtinto nem a sua caneta é a de Fuse, mas Tamura encontra-se longe de estar liricamente morto. Muito pelo contrário. Fica o aviso sobre estas dicas da semana escaldantes – “IGNIS”. 



[Tayob J. X Fizz Escobarra] “Mad Thing” 

Considerar um rapper subvalorizado é sempre um exercício sujeito ao relativismo e à subjectividade, mas sobre Fizz Escobarra parece pacífico e unânime dizer que o seu rap merecia mais reconhecimento, mesmo que nem tudo seja para todos. “Mad Thing” junta as rimas do rapper do Miratejo às batidas de Tayob J., e é mesmo uma mad thing ouvir estes versos sobre este beat em que se dá espaço para Fizz discorrer sem parar, como só ele sabe. 



[Mura] “Deixa-me Ser” 

Do “check sound” para os pads, saraiva voltou a assistir Mura em “Deixa-me Ser”, faixa extraída do EP v2.0, que é a porta de entrada – o “starter pack”, como lhe chama o rapper dos longos cabelos – para o seu primeiro álbum. “Apesar de ficar no nicho”, a “Mensagem” de Mura continua a propagar-se e se o MC quer ser cada vez mais underground deixem-no ser, que é lá que ele pertence, onde o mote, como já se sabe, é “nem tudo é para todos”. 



[Lójico] “True Colors II” 

Lójico tem vindo a mostrar as suas cores verdadeiras, e “True Colors II” é o segundo capítulo de uma história (nem sempre colorida) que está a ser revelada exclusivamente no seu canal de YouTube. Com a voz e os versos a saírem directamente do peito, o rapper de Gaia mostra-se determinado a provar o seu valor nestas canções, em rimas e “mas” como “Mas até quando não dá certo, não tentar é que é errado”, “Mas sei que já fazia números tu ainda nem fazias letras” ou “Mas só vais tentar ser eu e eu nunca fui como tu”. 



[tigaz] “algae”  

gonsalocomc, um jovem produtor de Braga ainda a percorrer os seus tenros 16 anos, tem novidades na produção depois de se ter revelado numa agradável surpresa ao assinar as batidas de Mal Passado Bem Pensado, um EP divido com Wugori, que ficou a cargo das rimas. Agora é tigaz quem canta sobre um instrumental do parceiro conterrâneo, num registo paralelo ao do disco mencionado: versos fantasiosos à boleia de loops capazes de amolecer qualquer ouvido de cartilagem dura. 



[Herege] “Reflexo” 

Volta a vir à baila o nome de gonsalocomc, que desta vez deixou a sua marca na mistura e masterização de “Reflexo”, tema escrito, produzido e interpretado por Herege. O ponto de partida foi um acapella de ProfJam intitulado “Espelho”, e a partir daí o rapper navega por questões existenciais em busca de algo que o reflexo no espelho não reflecte  – “mais tarde ou mais cedo terei encontrado o que sou, a minha soul”. 



[Vipe] “Granda Lata (Brutus da Xixa)” feat. Mr. Burnz

“Granda Lata”, faixa produzida por Lazy com cuts de DJ Kope, podia ser uma sequela de “Agimos Muito Rápido” com Vipe e Mr. Burnz a suceder Each1 e Chek1. Do Porto ao Cacém, a chama do graff não se apaga, e os “Brutus da Xixa” explicam passo a passo como é que se pintam paredes no hip hop – “sente a tinta destes monstros, Monsters Inc.”. 



[Uput & Cachapa] “Ossículos / Jewels” (SICKONCE RMX) 

Sickonce pegou em Acordo Verso, um projecto concebido por DJ Sims, e coloriu-o à sua maneira, aproveitando versos de rappers como Real Punch, Vin Mariani, Bob O Vermelho, Séthique ou Uput e Cachapa – estes dois últimos a darem voz a “Ossículos / Jewels”, já com novas cores impressas pelo também DJ conhecido por Gijoe. Nesta remistura, aqui em destaque, Rafael Correia partiu de batidas boom bap para colorir o tema com pormenores recheados de textura e densidade. Um remix pintado a óleo sobre verso.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos