Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.
[Mirai] “MAGMA”
Tirando as armas, o dinheiro e o egotrip exacerbado, é mesmo para levar à letra quando Mirai diz “Baby, ‘tou a inovar”. Não fosse ele, aliás, um criativo irrequieto, vocalmente versátil e camaleónico até mais não na sua própria pele artística. É verdade que o registo que aqui nos apresenta não lhe é propriamente estranho, mas o rapper de Rio de Mouro encontra sempre novos ângulos para velhos truques — e é isso que esperaremos de Armaggeadon, EP que vê agora em “MAGMA” o seu primeiro tema desvendado.
[Bispo] “Contra Probabilidades” feat. Julinho KSD
Quiseram as remotas probabilidades que dois jovens de Mem Martins viessem a dominar as tabelas da música nacional em simultâneo. Histórias que hoje o hip hop, enquanto género musical dominante, ainda vai podendo contar, desde que a música das periferias ganhou eco por todo o país. É sobre essa escalada ao topo que Bispo e Julinho KSD, alimentados por Fumaxa, versam num single que antevê um novo capítulo na discografia do autor de Mais Antigo, definitivamente de volta às raízes a nível criativo — e ainda com coisas por dizer.
[Filz The Illest] “Algo Mais”
Vimos nascer uma nova casa editorial por meio de fundadores cuja música já conhecíamos, mas com eles vieram novas caras e nomes inéditos para o nosso radar. Esse é o caso, a título de exemplo, de Filz The Illest, que em “Algo Mais” se estreia pela RAPTUNO em modo auto-suficiente, assumindo as rimas, batidas e processos subsequentes até ao produto final.
[Chek1] “Tinder”
Por esta é que não esperávamos, ainda para mais tendo em conta o histórico em particular. “Tinder”, o novo single lançado por Chek1, revela uma das metades de Enigmacru com uma imagem renovada e uma estética aprimorada para quem se destacou pelo rap mais circunspecto. Agora com uma nova cor onde dantes se sentiam tons mais escuros, o MC de Vila Nova de Gaia não perde fulgor à caneta e carrega na linha satírica para inaugurar um ciclo de lançamentos que hão-de levá-lo ao seu álbum de estreia, Sinais.
[Avid] “Cherry Freestyle”
Talvez tenhamos chegado tarde à “novidade”, mas desde que interceptámos o sinal da Pitch Productions no nosso radar temos feito por seguir o que deste selo editorial resulta. Loose, por exemplo, foi uma dessas descobertas capitais que nos levou a redobrar atenções nesta turma. Mas desta vez foi Avid que, a par de DNZ, nos cativou o interesse à boleia de um brutalmente cru e honesto “Cherry Freestyle” — uma ode ao rap juvenil com uma maturidade lírica assinalável que nos desarmou em três tempos.
(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)