pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/06/2024

De 10/06/2024 a 16/06/2024.

Rap PT — Dicas da Semana #192

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/06/2024

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.


[Il-Brutto] FUSCO

Estávamos em crer que “WOO” teria sido a última peça desvelada antes da derradeira revelação, mas Il-Brutto ainda nos trouxe “Três Vezes Grande” com Holly Hood na senda de singles de antecipação da estreia de FUSCO — trabalho dissecado pelo próprio autor em entrevista conduzida por Ricardo Farinha. Agora já com o disco inteiramente disponível para escuta, a grande maioria de temas até então conhecidos não deixa passar em branco umas quantas malhas inéditas que acrescem ao rol de rappers temíveis mais uns quantos nomes da nossa praça.


[Mace] “Dark” feat. Praso & Presto

Foi por altura do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que Mace convidou Praso e Presto para um exercício poético escrito a três mãos. No seio da RAPTUNO, a colaboração tem-se revelado palavra de ordem numa casa editorial que tem aberto portas a cada vez mais contribuintes para esta recém-formada causa, cada vez vez mais consolidada.


[L-ALI] “FERRO freestyle”

Temo-lo visto aventurar-se por campos melódicos cada vez mais inusitados — e ele tem-se revelado surpreendentemente confortável a vestir essas novas peles. Agora em “FERRO freestyle”, é como se L-ALI desse uma no “ferro” e outra na ferradura ao esticar um pé a novas paisagens sonoras, sem tirar o outro do seu registo por excelência. É a singularidade do material: sólido como poucos e, simultaneamente, elástico como mais nenhum.


[Maz Parvo] “Pensa Pa Mi”

Longe estava Jean-Paul Sartre de imaginar que a sua obra viria a ter eco no reportório de um rapper com o alter-ego Maz Parvo. Mas não se julgue a capa pelo livro quando o título “Pensa Pa Mi” parece, realmente, remeter para o pensamento filosófico existencialista. Agora, não são propriamente silogismos em crioulo que encontramos no novo single do MC sediado além-fronteiras, mas há verdade — pelo menos a sua — no que canta este pensador dos tempos modernos.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos