pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/02/2021

De 08/02/2021 a 14/02/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #18

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/02/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Kilu] “Fatura” ft. Camboja Selecta 

Kilu apresentou nova “Fatura”, dividida com Camboja Selecta, a juntar às contas de Nem Sei…, álbum previsto para 2021, como bem sabemos. 

A guitarra de Miguel Soares, aka Bufalo Sentado, chama pela voz de Kilu, que canta, em tom deslumbrante, “Eu já não vou por aí…”. E a partir daí reflete sobre estes tempos que nos estão a sair caros na conta, num tema cheio de ensinamentos de quem já viveu para contar, no rap e na vida. 



[Johnny Virtus] “Conversa em Dia” (c/ Mary Raisekings) 

“Conversa em Dia”, regadas a whiskey, entre Johnny Virtus e Mary Raisekings, são palavras de ordem nestas dicas da semana. A escrita do aclamado rapper e produtor do Porto custa a engolir em seco, principalmente para quem já tem os seus nós na garganta. Porém, a voz de Mary suaviza a descida dos versos até ao estômago, que leva uns quantos murros de Virtus, que garante, “não abdico dessa entrega nem que me fodas o feitio”. Fim da conversa. 



[BISPO X D’AY] “Pedro”

Há quem fale deste “Pedro” como se tivesse traído alguém por três vezes seguidas, mas o que é facto é que Bispo continua fiel a si próprio desde o início.  

Depois de dar o salto em Mais Antigo, para consolidar de vez a sua posição como um dos maiores rappers a nível nacional, Bispo volta ao seu rap mais cru, com novo single a apontar para Mudanças, o próximo projecto do rapper de Mem Martins inteiramente produzido por D’ay.  

É mais um caso em que o sucesso comercial não desvirtua o artista, que viu “azia depois de passar o roll-on após um deal feito…”. Os cães ladram, e a caravana rola. Deixa-os falar, Pedro. 



[BIYA] “Esquema” (feat. xtinto) 

Limbo é o novo EP de BIYA e também o primeiro conjunto de canções da artista. Em quatro temas, o “Esquema” foi entrar de mãos dadas com xtinto, que na faixa garante que a sua “língua não serve só p’a esse fast flow”. E apesar da sua reconhecida capacidade lírica, o seu jogo de cintura a cantar permite-o estar ao nível da elasticidade de BIYA e passar no limbo sem pôr em causa a coluna vertebral.



[2535 (Gabz G x Cvrry)] “Problemas”

Quarteira e Almancil têm sangue novo com sonhos por cumprir e fome de vencer. Nas vozes de Gabz GCvrry, em crioulo e português, contam-se e cantam-se “Problemas” de quem vive nestes bairros algarvios (porque há mais bairro além da periferia lisboeta). 

Apadrinhados por Dino D’Santiago, que não escondeu a emoção quando ouviu este tema cantado por uma nova geração da sua zona, os rapazes de 2535 mostram-se, assim, focados em seguir um caminho que se avizinha longo. Já têm pernas para andar; quem sabe se, à semelhança dos filhos do Rossi, estamos a ver nascer os filhos do Dino. 



[Blekan] “Selva” 

Entre o Bairro 714 na Quinta do Conde e o Bairro da Jamaica, em plena “Selva”, Blekan continua a mostrar os cantos dos seus arrabaldes (destemidos por sensatos e ostracizados por oportunistas do sistema…). 

Esta é mais uma faixa do EP Drilling the System que destaca Blekan como um dos activos mais apurados nesta nova expressão cultural que o drill português representa. 



[AJ] “GIGI BUFFON” 

AJ (Arte Jamais) calçou as luvas do icónico guarda-redes da Juventus, não para defender bolas, mas para desferir punchlines. Num frente-a-frente com as batidas de nastyfactor, com quem trocou também versos em “caminha”, n’A Vida dos Felizes (o primeiro álbum a solo do membro dos GROGNation), AJ esmurrou rimas mais potentes que os graves e baixos capazes de rebentar colunas. 

“O teu talento é baixo, como este grave
O meu é grave, como este baixo” 



[JULINHO KSD x DEEZY x T-REX] “Hospedeira” 

Senhores das batidas afro, Julinho KSDDeezy e Tóy Tóy T-Rex convidaram-nos – aos que têm a sua “Hospedeira” para voar pelos céus de S. Valentim – para um voo com partida marcada para dia 14 de Fevereiro. 

Com produção de Lazuli, este elenco de luxo só teve de abrir asas para elevar o tema bem alto. E apesar das prestações irrepreensíveis de todos os envolvidos, o fim da faixa teve brilho especial com os versos do T-Rex. Já dizia Slow J na sua conta pessoal de Twitter: “Se diz feat. Tóy Tóy T-Rex, é golo”. 



[NGA x Monsta x Don G x Prodígio x Dji Tafinha x Van Sophie] “Se Der Pra Ser Feliz”

Ainda durante o tão badalado dia dos namorados, os rapazes da Força Suprema deram também o seu contributo à causa romântica. Assim, num back to back de rimas, invadiram a faixa com uma energia contagiante, como sempre nos habituaram. Por isso, neste dia ou em qualquer outro, “se der p’ra ser feliz”, será certamente a ouvir esta canção sedutora com alguém ao lado.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos