pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/02/2024

De 19/02/2024 a 25/02/2024.

Rap PT — Dicas da Semana #176

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/02/2024

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.


[Soul Providers x Krayy] Alma

Até ver, a média mantém-se constante desde que há registo. Em seis anos de actividade editorial independente, os Soul Providers já somam seis volumes à sua discografia. E, editado o sexto projecto neste arranque de 2024, podem essas contas certas ter os dias contados. Até porque Alma não conta apenas com a dupla de produtores formada por Crate Diggs e RakimBadu — Krayy é, aqui, a figura de destaque ao longo das oito faixas por onde passam, à vez, convidados como TNT, Grilocks, NOIATT, DJ X-Acto, Eva Green Terrace, João Pestana ou Jeezas.


[Mary Jane x Beiro] “Cá Dentro”

Mary Jane, wassup!? deu a conhecer Mary Jane com alguma profundidade, trabalho que, precisamente no rescaldo dessa entrega, mereceu um pequeno interregno. Mas, com “Cá Dentro”, tudo indica que a rapper está de volta aos lançamentos em seu nome, ao lado de um dos seus parceiros habituais, Beiro, que voltou a explorar as cadências do jersey club à bela moda do Porto.


[Farrusco] “Cativo”

Já o ouvimos rimar em beats muito diferentes, mas o registo deste “Cativo” dificilmente deixará de ser o nosso predilecto. Loop soulful, bateria orgânica, uma linha de guitarra discreta e minimalista a guiar os restantes elementos instrumentais e uma voz, vinda de lá bem longe, a contar voltas. Vénia a Romeu Rocha, que volta e meia traz o melhor de Farrusco à baila quando, na verdade, de melhor é tudo o que ele nos traz seja com quem e sobre que banda sonora for.


[Colectivo 258] “Ninguém Nos Pára”

A animação desenhada para servir de visualizer ao tema remete-nos de imediato para a capa de Anatomia de GROG, mas este colectivo é outro: são Tuka, Onakep, AgaH2O e Neno que aqui dão voz aos Colectivo 258, grupo que representa uma escola inequívoca, virada para o boom bap de recorte mais clássico — e, neste caso em particular, com dose extra de bounce.


[Big Jony] “Winna”

Depois de um primeiro disco com peso de álbum, Big Jony prepara-se agora para se estrear no formato longa-duração. A edição de IV Período, sucessor de Ascensão, não se esperava para tão cedo, até porque, prevista já para a próxima sexta-feira, dia 1 de Março — e com listening party agendada para hoje, dia 27, pelas 19 horas na Antù, no Cais do Sodré —, viu-se anunciada através do single inaugural, lançado uma dezena de dias antes da grande revelação. It’s game time


[Mota Jr] “Foi por ti”

É sempre um assunto delicado avaliar a legitimidade de lançamentos póstumos, mas no caso de “Foi por ti” essa ideia acaba por se desmistificar. Ainda que não seja o primeiro tema de Mota Jr a ser revelado após a sua trágica morte, os contornos da própria canção explicam por si só as intenções que, neste caso bem concreto, a família teve ao lançá-la: uma homenagem não só a quem partiu, mas também aos que cá ficaram, directa ou indirectamente impactados pelo legado de um dos grandes impulsionadores do rap crioulo em Portugal.


[Discordia 2.8] “Paranóia”

“A única coisa que a gente concorda é que há discórdia.” É a apresentação possível de uma nova quadrilha que se quer enigmática por natureza. Até ver, pouco mais se sabe além dos integrantes desta Discórdia 2.8 — são eles Babbatep, Pabrabahdabra, Sage, Legalize  L.A , Margi S.A, Benny Broker, Rivolean, INdiscreto (alguns deles envolvidos também em “Não te Percas”, segunda faixa desvendada sem aviso prévio) — e dos seus cúmplices, como Lost ou Richard Beats. Aguardemos, atentamente, pelos próximos desenvolvimentos no mais profundo sub-solo de onde vieram estes velhos e novos, emblemáticos e desconhecidos participantes.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos